Comunidade de Olinda vai às ruas contra a violência ao idoso

Vestidos de roupas brancas e segurando um lenço da mesma cor, idosos de vários bairros de Olinda (PE) vão tentar sensibilizar a população contra a violência às pessoas da terceira idade. O ato acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 8h,  no Dia

Uma faixa com os números do Disque-Denúncia e do Ministério Público – órgãos responsáveis pelo atendimento e apuração dos casos de violência contra o idoso – será levada para o local e exibida para os motoristas que passarem no semáforo, em frente à praça. Os pedestres serão abordados pelos próprios participantes e por profissionais da Secretaria de Saúde, na intenção de mobilizar a sociedade a discutirem sobre o tema.
 
Para a coordenadora do ato público e gerente do Núcleo de Prevenção à Acidentes e Violência (Nupav), Ângela Marcondes, a grande preocupação está também nos vários casos notificados pelos profissionais da rede municipal de saúde de negligência dos familiares. ''A violência não é apenas física, mas a violência moral, a negligência, os maus tratos'', ressalta Ângela Marcondes. 
 
Toda a Secretaria de Saúde de Olinda está notificando os casos de violência contra essas pessoas, identificados na abordagem das equipes de saúde da família, e encaminhando o material para as autoridades competentes. Através disso, a Prefeitura de Olinda pretende montar, juntamente com outros órgãos e entidades da sociedade civil, uma rede contra a violência ao idoso.