Amazonas terá 50 delegados no Conune e UJS disputa a maioria

A disputa para compor a delegação do Amazonas que irá ao 50º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) está em fase final. Até agora foram eleitos 49 delegados, na capital e no interior do A

A delegação do Amazonas sai com proposta em favor da autonomia administrativa e financeira das universidades estaduais, além da plataforma de luta elaborada pelo grupo “Eu quero é botar meu bloco na rua”.


 


Serão 50 delegados representando o Estado que terão direito de palavra e voto na conferência, podendo chegar a 57 representantes, além dos suplentes que integrarão o grupo e contribuirão no processo democrático. Na próxima quarta-feira (20/06) quando encerra o prazo para a eleição de delegados, será o dia nacional de credenciamento.


 


“Hoje somos a maior bancada do Amazonas, com destaque para maior vitória nas universidades públicas”, destaca Renan Alencar, membro da União da Juventude Socialista (UJS) e vice-presidente da UNE regional AM/RR.


 


Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foram eleitos 15 delegados, sendo sete integrantes da UJS. Já na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) a juventude socialista elegeu 50% de representantes, quatro delegados das oito vagas disputadas.


 


“Mesmo nas faculdades particulares onde o movimento estudantil é mais tímido, obrigou os estudantes ter uma participação maior. É semelhante a uma eleição de DCE, os alunos organizaram chapas, o que os levou a disputar eleições de seus colegas e estimular mais ao debate”, ponderou Renan.


 


O processo de tiragem de delegados ocorreu também nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Presidente Figueiredo, Parintins, Coari, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira e Benjamin Constant.


 


Este ano, os estudantes discutem no Conune a votação da reforma universitária que valorize cada vez mais a universidade pública e garante a qualidade da educação nas universidades privada. “Que o processo da reforma que está no Congresso seja cada vez mais progressista, com os retrocessos reduzidos”, afirma Renan.


 


Até o último Congresso realizado em 2005, a cada 1.500 alunos de um curso superior era eleito um delegado. Agora o critério é baseado em número de alunos matriculados nas instituições 1.000 alunos de cada instituição. O 50º Conune será realizado em Brasília, no período de 4 a 8 de julho, na Universidade de Brasília (UnB).


 


De Manaus,
Cinthia Guimarães


 


Leia mais: UnB se prepara para receber o 50º Congresso da UNE