Rodoviários apresentam reivindicações
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Manaus apresentou hoje (13/06) uma pauta com reivindicações da categoria ao novo diretor presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos,
Publicado 13/06/2007 17:54 | Editado 04/03/2020 16:13
“Não temos a intenção de prejudicar a população, apenas fizemos o indicativo para defender as trabalhadoras da empresa. Apresentamos uma pauta que vai ser avaliada pelo novo presidente e queremos manter o diálogo sempre aberto”, informou Josildo Silva, presidente do sindicato. Marcelo Ramos garantiu avaliar todos os pontos e marcar uma reunião para debater cada um deles.
Entre as reivindicações apresentadas pelos sindicalistas estão a transparência na elaboração da planilha de custos e a mudança na comissão de transporte público. Na opinião dos trabalhadores, a comissão deveria ter um caráter deliberativo e não apenas consultivo.
A fiscalização nas empresas de transportes e nos terminais de bairro é outro ponto da pauta. “Não só os trabalhadores, mas toda a população deseja que os horários sejam cumpridos e a fiscalização seja mais eficaz. Para isso vamos viabilizar um serviço 0800, o que vai dar oportunidade para que toda a população atue no controle dos ônibus”, disse Marcelo.
A licitação do transporte público é um dos pontos polêmicos. O diretor-presidente afirmou que o prefeito Serafim Corrêa vai agilizar o processo. O sindicato quer acompanhar as mudanças de perto.
Os rodoviários também pediram que o IMTU fiscalize o sistema de bilhetagem eletrônica do Sinetram, organize o transporte alternativo e executivo de forma que eles passem a ter horários e rotas diferenciados dos ônibus urbanos e que o instituto viabilize a construção e reforma dos terminais nos bairros.
Para beneficiar diretamente os trabalhadores da categoria, o sindicato pediu que o Marcelo atue junto às empresas para resolver questões trabalhistas como o depósito de encargos como o INSS e FGTS, custos que, segundo os sindicalistas, não estão embutidos na planilha.
Fonte: Prefeitura Municipal de Manaus (PMM)
Assessoria de Imprensa – IMTU
Repórter: Alethéa Morel