Comerciários comemoram o fim do trabalho aos feriados
Os comerciários de Belo Horizonte estão em clima de comemoração. Nessa terça-feira, o Tribunal Regional do Trabalho cassou a liminar que havia sido obtida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que facultava a abertura do comércio nos feriados.
Publicado 13/06/2007 14:23 | Editado 04/03/2020 16:52
Daqui há pouco, a partir de 11h30, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SECBHRM), colocará um carro de som para percorrer as ruas centrais da capital, a fim de comunicar a vitória aos trabalhadores.
O presidente do SECBHRM, José Alves Paixão, explica que a decisão é definitiva e não cabem mais recursos. “Foram dois anos de muita luta. A CDL entrou com a ação, nós recorremos, mas os empresários tiveram ganho de causa em primeira instância. Recorremos novamente e, agora, a liminar foi cassada em definitivo”, diz.
Para Alves, a Justiça foi sensível e reconheceu a exploração à qual os comerciários são submetidos, fazendo valer os anseios e direitos desta que é uma categoria milenar e possibilitando aos trabalhadores a oportunidade de passarem, pelo menos, os feriados junto aos familiares. Ele avalia que essa vitória abre jurisprudência para que sindicatos de outros municípios recorram à justiça contra liminares semelhantes.
O sindicalista informa que esta foi a 17ª liminar que o SECBHRM conseguiu cassar e, graças à ação do Sindicato, os empresários do setor tiveram ainda 33 mandatos de segurança negados.
“Conseguimos uma vitória importante, mas outras lutas permanecem, como o fechamento do comércio também aos domingos. “A prefeitura vetou o Projeto de Lei que havia sido aprovado pela Câmara Municipal, mas isso não nos desanimou, pelo contrário, nos incentivou a ampliar ainda mais a organização e a mobilização da categoria”.
Fonte: Assessoria do SECBHRM