Petista defende que composição da CPI siga o regimento

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), informou nesta quinta-feira (26), que o partido indicará na próxima semana os nomes para integrar a CPI do Setor Aéreo. O líder destacou que o partido reivindica um dos cargos de direção dos t

 “Pelo regimento, cabe ao PMDB presidir a CPI, na condição de maior partido da Casa, e ao PT, como a segunda maior bancada, cabe a relatoria dos trabalhos. Isso é o que determina o regimento e vamos defender o cumprimento do regimento. Somos defensores que estes dois cargos importantes devam ficar com os dois maiores partidos da Câmara”, disse.


 


O PT indicará os nomes dos membros da CPI na quarta-feira (2), segundo Luiz Sérgio. “Estamos muito tranqüilos. Não é a primeira vez que vamos ter que enfrentar uma CPI, que é um instrumento do Congresso Nacional. De um forma tranqüila e dentro da normalidade vamos superar, até porque não temos nada a esconder, nada a temer”, disse.


 


“Se a oposição insistir em sua tecla de buscar transformar a CPI em palanque eleitoral, só me caberá lamentar. Mas, a população brasileira é esclarecida e já percebeu. Essa é uma estratégia que já foi derrotada nas últimas eleições”, frisou Luiz Sérgio.


 


O vice-líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que vai atuar para evitar o clima de “CPI do fim do mundo” que predominou, segundo ele, na CPI dos Bingos do Senado, no ano passado. De acordo com Fontana, por causa dessa atitude, os senadores não conseguiram identificar as irregularidades detectadas agora pela Polícia Federal e pelo Ministério Público com a Operação Furacão.


 


O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), informou que já recebeu a comunicação da Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando a instalação da CPI, que poderá acontecer na quarta ou na quinta-feira da semana que vem. “O prazo para os líderes partidários indicarem os nomes para compor a CPI é de 48 horas. Como vai haver um feriado na terça-feira (1º de maio), é razoável supor que até quarta-feira os nomes estejam todos indicados”, concluiu.


 


Fonte: Agência Informes