PAC da Educação vai implantar Olimpíada de Português

A criação da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa é uma das ações do Plano de Desenvolvimento de Educação (PED), chamado de PAC da Educação, lançado nesta terça-feira (24), em Brasília.

Para a realização da Olimpíada, prevista para 2008, em toda a rede pública de ensino do país, o Ministério da Educação (MEC) fez um acordo com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).



“Tínhamos olimpíadas de matemática, astrologia, de vários temas, mas não de língua portuguesa”, disse o secretário da Educação Básica do MEC, Francisco das Chagas, destacando que a parceria reflete os esforços feitos pelo MEC de valorizar as colaborações e parcerias de vários setores da sociedade.



A olimpíada vai aproveitar a metodologia pedagógica do programa Escrevendo o Futuro, da Fundação Itaú Cultural.



Rede de relações



Entre as principais características do acordo está o envolvimento dos municípios, articulação com secretarias municipais e estaduais de educação e a formação dos professores por meio de material pedagógico e oficinas presenciais.



Para o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antônio Matias, a parceria tem um significado histórico para a educação brasileira. “Mais do que o reconhecimento da consistência pedagógica e da qualidade da estratégia do Escrevendo o Futuro, essa aliança consagra um princípio que se tornou para nós uma crença fundamental: a união de esforços entre a sociedade civil e os dirigentes do poder público pode e deve fortalecer as políticas públicas, acelerar caminhos e propiciar soluções de qualidade”, afirmou.



A presidente do Cenpec, Maria Alice Setubal, completou dizendo que o Escrevendo o Futuro é muito importante porque reforça a idéia de uma educação que se faz a partir do envolvimento de uma rede de relações.   



Modelo



O Prêmio Escrevendo o Futuro, que servirá de modelo para as Olimpíadas de Português, tem o objetivo de estimular a leitura e escrita dos alunos de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas e contribuir para a formação de professores de Língua Portuguesa.



A terceira edição do prêmio, realizada no ano passado, envolveu 15.461 escolas públicas de todo o País, 33.400 professores e cerca de 1,6 milhão de alunos.



O Prêmio tem como o tema “O lugar onde vivo”, levando crianças e adolescentes a produzirem textos que retratam seu cotidiano, as pessoas, lugares e histórias que se entrelaçam.



Nos anos pares, os professores inscritos recebem um kit pedagógico contendo fascículos com orientações sobre como trabalhar os gêneros poesia, artigo de opinião e memória. Nas oficinas realizadas em sala de aula, as crianças elaboram os textos que participarão do Prêmio Escrevendo o Futuro.



Nos anos ímpares, o Programa promove ações de formação presencial e à distância para os educadores que participaram do prêmio. A formação presencial acontece em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estaduais. Já as ações de formação à distância são realizadas pela publicação de almanaques, videoconferências e oferta de cursos online no sítio do Programa Escrevendo o Futuro (www.escrevendoofuturo.org.br).



De Brasília
Márcia Xavier
Com agências