Seminário no RS discute o negro na mídia

Nos dias quatro e cinco de abril, em Porto Alegre, vai acontecer o seminário “O Negro na Mídia”, promovido pela Abraço Rio Grande do Sul – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, em parceria com entidades do movimento negro ( MNU – Movimento Ne

No evento, será debatida a forma como os afro-descendentes são retratados nos meios de comunicação, a falta de espaço na definição da linha editorial dos veículos e a construção de alternativas para a superação dessa realidade.


 



A abertura do Seminário ocorrerá as 14 horas do dia quatro de abril, após haverá a mesa de debates: A luta pela democratização da comunicação e o processo de digitalização do rádio e da televisão. As 18 horas será tratado o tema O oligopólio da mídia e a discriminação racial. No último painel, as 09 horas do dia cinco, serão discutidas as Políticas Afirmativas em comunicação, considerando as deliberações da I Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.


 



O objetivo do evento é aprofundar o debate sobre como a mídia trata o negro, tanto no que diz respeito a visibilidade – hoje, poucos jornalistas afro-descendentes tem visibilidade na imprensa gaúcha – quanto a sua participação nas estruturas de direção das empresas de comunicação: reduzido número de editores e diretores negros. 
A maioria das novelas, séries e filmes mostra os afro-brasileiros em posições subalternas, como trabalhadores domésticos, favelados ou escravos, no caso das novelas e filmes de época. Essa situação contribui para criar uma baixa autoestima no povo negro, particularmente nas crianças e adolescentes, pela falta de referenciais positivos. O Seminário buscará alternativas para a superação do quadro atual.


 



Programação
Dia 4 de Abril
13:00 – Credenciamento.
14: 00 – Mesa de Abertura (Participantes: Clementino Lopes – Abraço – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, José Antônio dos Santos da Silva – Unegro – União de Negros pela Igualdade e representantes do MNU – Movimento Negro Unificado e do ENJUNE – Encontro da Juventude Negra).
14:30 – A luta pela democratização da comunicação e o processo de digitalização do rádio e da televisão. (Painelistas já confirmados: Josué Lopes – Abraço).
17:00 – Intervalo.
18:00 – O oligopólio da mídia e a discriminação racial. (Painelistas já confirmados: Malu Viana – Lappus/Porto Alegre – Laboratório de Políticas públicas e Sociais).
20:30 – Atividade Cultural.


Dia 5 de Abril
9:00 – I Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial e as Políticas Afirmativas em comunicação (Painelistas já confirmados: Bruno Lima Rocha – Abraço – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária).
11:30 – Encerramento.
Local: Sede da Abraço: Rua dos Andradas, 1560 – 16º andar – Sala 1602/Auditório


 


Promoção: Abraço – RS
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária