Escola João Amazonas forma turma em software livre
A Escola João Amazonas (Jaguariúna/SP) formou, no sábado (31), sua primeira turma do curso de Informática em Software Livre. Inaugurada há um ano, a escola se propõe a preparar os jovens para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fortalecer sua cons
Publicado 03/04/2007 15:28 | Editado 04/03/2020 17:19
Em clima de confraternização, educadores, parentes e amigos dos doze alunos, coroaram um semestre de atividades da Escola João Amazonas, em Jaguariúna/SP. Foi a primeira turma do curso de Informática. Os alunos são oriundos de curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e chegaram ao curso através de um convênio com escolas públicas do município.
Segundo Edison Carodos de Sá, presidente do Instituto de Desenvolvimento Social e Educação Profissional de Jaguariúna e Região (IDESP) – entidade mantenedora da escola, o objetivo é avançar na formação profissional, colaborando com a construção da cidadania dos educandos. Para ele, atualmente a educação é apresentada como sendo mais um produto de consumo. A intenção da escola é combater essa idéia, desenvolvendo e aprimorando a capacidade de os alunos terem uma visão mais ampla da sociedade em que estão inseridos a fim de exercerem plenamente seus direitos de cidadania.
Inaugurada em dezembro de 2005, além do curso de Informática a escola também oferece cursos de Espanhol e Violão Popular. Segundo o presidente do IDESP, o principal desafio da escola é aumentar o leque de parcerias para ampliar a ação da escola. ''Nós queremos mostrar à sociedade de Jaguariúna e região que a escola é uma conquista coletiva cujo sucesso interessa a todos'', resume Edison.
De Jaguariúna,
Agildo Nogueira Jr.