Professores da Unimep realizam assembléia nesta quinta-feira

Os professores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) se reúnem em assembléia nesta quinta-feira, dia 29, às 19h30, para debater uma eventual proposta a ser apresentada pela Reitoria.

Por iniciativa do reitor Davi Ferreira de Barros, o Sindicato dos Professores de Campinas e Região (Sinpro) e a Associação dos Docentes da Unimep (Adunimep) estarão reunidos com a Universidade nesta quinta-feira, às 14 horas, para discutir uma nova proposta de acordo e encerrar a greve dos professores, que hoje completa 14 dias. A assembléia geral de professores acontece no Auditório Verde da Unimep, às 19h30.


 


Em reunião realizada na última terça-feira, dia 27, a Reitoria anunciou que não aceitava a proposta de acordo do Tribunal Regional do Trabalho, nem as ressalvas feitas pelos representantes dos professores. De acordo com o prazo estabelecido pela Justiça, a Unimep tem até o dia 2 de abril para comunicar oficialmente ao TRT sobre sua aceitação ou não da proposta de acordo.


 



Decisão


 



Em assembléia anterior, realizada no dia 21, os professores decidiram aceitar a proposta de acordo apresentada pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região Campinas, Luiz Carlos de Araújo, mas com duas ressalvas feitas pelos representantes da categoria, durante a audiência de conciliação ocorrida no mesmo dia. Pela proposta, com as ressalvas do Sinpro e da Adunimep, haverá redução linear de salários tanto para os docentes que permanecerem na carreira atual, quanto para os que migrarem para a nova, de 12,5%, pelo prazo de dois anos, quando serão novamente recompostos, além disso,  estabilidade no emprego para toda a categoria pelo período de três anos.


 



A greve dos professores, que hoje completa 14 dias, será mantida até que a Reitoria da Universidade aceite ou não assinar o acordo. Caso se recuse, a greve será então julgada pelo TRT, depois de ouvir os argumentos do Ministério Público do Trabalho.


 


 


Valéria Salek, assessora de impressa do Sindicato dos Professores de Campinas e Região.