Morre Adilson Fornazier, ex-presidente do PCdoB de Santo André
Os comunistas do ABC perderam um de seus militantes mais ativos. Adilson Fornazier morreu na manhã desta quarta-feira (28), em Santo André (SP), vítima de complicações cardíacas. Filiado ao PCdoB desde 1989, ele estava com 41 anos.
Publicado 28/03/2007 18:02 | Editado 04/03/2020 17:19
Adilson foi o primeiro presidente da Umes ( União Municipal dos Estudantes Secundaristas) depois da queda do regime militar, tendo papel fundamental na reconstrução da entidade. Também atuou como coordenador da UJS (União da Juventude Socialista), colaborando para seu crescimento e propagando os ideais socialistas entre a juventude do ABC.
Quando atuou como metalúrgico em montadoras de automóveis e autopeças da região, foi destacado militante entre as forças progressistas dos trabalhadores do ABC. De l994 a 1997, presidiu o PCdoB de Santo André – período em que o partido apoiou a candidatura de Celso Daniel (PT), bem como foi base de apoio em seu governo.
Atualmente, Adilson era membro do Comitê Municipal do PCdoB e funcionário da Secretaria de Planejamento de Santo André. O velório está sendo realizado do saguão da Câmara Municipal.
Por ocasião de seu falecimento, o PCdoB de Santo André divulgou a seguinte nota:
O Partido Comunista do Brasil em Santo André, PCdoB, através do seu Comitê Municipal consternadamente informa que na manhã de hoje faleceu em razão de complicações cardíacas, seu integrante e dirigente Adilson Fornazier.
Adilson Fornazier contava com 41 anos de idade, desde jovem era militante do Partido. Pessoa de origem humilde, nascido em Utinga, na sua juventude foi trabalhador metalúrgico, cipeiro destacando-se pelo seu trabalho nas empresas Asbrasil e Volkswagen sendo ativista sindical em ambas empresas.
Em 1989 foi eleito Presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santo André. Também contribuiu para construir a União da Juventude Socialista -UJS-, sendo seu primeiro Coordenador na cidade.
Foi Presidente do Partido em Santo André no período 1994/1997. Atualmente era integrante da Comissão de Organização do Partido e servidor público municipal na Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo.
Lutador incansável que dedicou sua vida à construção do Partido Comunista do Brasil em Santo André e também na Região do Grande ABC, estando nas lutas do povo andreense, pelo progresso, pela democracia e pelo socialismo.
Seu falecimento deixa para os integrantes do Partido Comunista do Brasil um sentimento de vazio, que ao mesmo tempo serve de estímulo para continuarmos sua luta.
Santo André, 28 de março de 2.007.
O Comitê Municipal do Partido Comunista do Brasil em Santo André – 85 anos de luta