Estudantes cobram investimentos na educação e garantia do passe-livre

A Ubes, a Ames-Rio e a Unes de Niterói estiveram, na noite do dia 26, com o secretário estadual de Educação, Nelson Maculan, para pedir o apoio do governo do Rio de Janeiro na manutenção do passe-livre e exigir mais investimentos no ensino público.

Durante o encontro, Maculan garantiu aos estudantes que haverá reposição de aulas perdidas nos colégios prejudicados pelo déficit de professores e que a questão do passe livre terá acompanhamento permanente, através da Subsecretaria de Gestão da Educação. “O movimento estudantil tem respaldo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Como educador, respeito e reconheço a importância da mobilização dos jovens”, garantiu o secretário.



Segundo o presidente da Ames-Rio, Caio César, o secretário de Educação se comprometeu a defender o passe-livre sem a restrição do Riocard e intermediar uma reunião dos líderes estudantis com o governador Sérgio Cabral.



Os jovens também conversaram com o secretário sobre uma gestão mais democrática nas escolas, através da atuação dos grêmios estudantis. Outro tema discutido foi a eleição direta dos diretores nas escolas, idéia apoiada pelo secretário, que pretende implantar o novo sistema até o fim do ano.