Sem categoria

Plenária de Mulheres em MG confirma avanços e exige ousadia

A 1ª Conferência Nacional do PCdoB sobre a Questão da Mulher, que terá como tema Igualdade para as Brasileiras, promete ser um marco no avanço da luta pela conquista do espaço feminino na sociedade. É o que se observa a partir do resultado das pré-conferê

O vice-presidente do comitê estadual do partido, José Vieira Zito, destacou na abertura que o encontro foi denominado como Plenária Estadual Dona Maria da Felicidade em homenagem à socialista que militou durante mais de 65 anos no PCdoB, no município de Nova Lima, e faleceu no ano passado. “Ela está presente aqui, neste momento, entre nós”, disse, enquanto entregava um buquê de flores aos filhos da homenageada.


 


Os três itens que nortearam a reunião foram a aprovação do Regimento Interno Nacional, a eleição da Mesa Diretora dos Trabalhos e a escolha dos membros da Comissão de Sistematização. Como presidente do comitê estadual, a deputada federal Jô Moraes, ressaltou que o PCdoB é o único partido que tem dado uma dimensão nacional à Luta Emancipacionista das Mulheres no Brasil.


 


Ousadia e organização


Para a dirigente estadual é preciso que seja construído um Projeto Estratégico com o objetivo de organizar as mulheres na luta pelo desenvolvimento do País. “Somos Marxistas e defendemos o socialismo, mas como travar essa batalha se as pessoas não sabem sequer o que significam essas duas palavras?”


 


A definição de uma agenda que permita a participação feminina nos demais movimentos, como o ambientalista, anti-racial, dos Sem-casa, e demais existentes surgiu como outra prioridade. A ousadia, uma das palavras de ordem escolhidas pelo PCdoB para marcar os novos rumos do partido a partir da comemoração dos 85 anos, completados neste domingo (25), também não deixou de ser um ponto de destaque da fala de Jô Moraes.


 


A deputada federal reafirmou que a concepção de que a divisão dos socialistas em torno de diferentes bandeiras, como se a luta de um não se somasse ao do outro, consistiu em uma armadilha do poder dominante para enfraquecer o que antes se sintetizava na Luta Operária, cuja força já ameaçava de forma mais declarada os antiemancipacionistas. “É preciso reverter este quadro”, defendeu.


 


Após o intervalo do almoço, a etapa da entrega de emendas para o regimento e do debate sobre a tese – que abriu espaço para a intervenção dos escolhidos como delegados da Conferência Nacional –  foram os passos que antecederão o encerramento e a aprovação do documento final.


 


Berçário e brincadeiras 


Um espaço reservado para que as crianças pudessem desenhar, pintar, brincar ou até mesmo dormir, enquanto as mães participavam da Plenária Estadual Dona Maria da Felicidade. Essa foi uma iniciativa que surpreendeu e agradou as participantes. Durante o encontro, cerca de 20 crianças, da faixa-etária de três meses a 12 anos, passaram pelo local. “Acho bom que esta turminha tenha como se distrair com segurança e sem atrapalhar os pais, deixando de circular pelo auditório”, explicou a professora Rivane de Oliveira Castro, responsável pela mini-creche.


 


De Belo Horizonte,
Telma Gomes