Internauta brasileiro é jovem e minoria entre a população
A média de idade dos internautas do Brasil é de 28,1 anos, e eles representavam em 2005 um grupo formado por apenas 21% da população, ou 32,1 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasil
Publicado 26/03/2007 12:49
O levantamento, que foi realizado em conjunto com o Comitê Gestor da Internet no Brasil entre 408.160 pessoas, afirma que o número médio de anos de estudo dos internautas era de 10,7 anos e o rendimento médio mensal domiciliar per capita era de R$ 1 mil em 2005.
Em comparação, os 79% da população que não acessaram a internet no país até o final de 2005 tinha uma média de idade ''expressivamente maior'' – de 37,5 anos e apenas 5,6 anos de estudo. A renda per capita mensal desse grupo era de R$ 333 por mês.
A PNAD 2005 também afirma que um terço dos jovens de 15 a 17 anos do país eram internautas, no maior percentual entre as outras faixas de idade.
''Os jovens no Sul e no Sudeste, principalmente os de classe média e alta, usam mais a internet para lazer, como sites de relacionamento, enquanto que no Norte e no Nordeste, é para fins educacionais, são pessoas de renda menor, que normalmente acessam da escola para obterem informações'', disse Marcia Quinstler, coordenadora do núcleo de trabalho e rendimento do IBGE.
A pesquisa, que não registra os avanços no mercado de informática nacional após programas do governo para reduzir a exclusão digital, afirma que o principal motivo citado pelas pessoas que não navegaram na internet até o final de 2005 era a ausência de acesso a um computador. Esse motivo aparece em 37,2% das respostas. O custo elevado do computador foi apontado por 9,1% dos pesquisados.
Enquanto isso, 20,9% dos entrevistados disseram que não achavam necessário ou não queriam acessar a Web, grupo formado por pessoas com rendimento mensal per capita de R$ 481. E 20,5% afirmaram que não sabiam usar a internet.
''Quem usa a internet no Brasil usa muito e intensamente, mas há a barreira da renda, tanto para comprar o computador quanto para acessar a internet, porque ainda é muito caro'', disse Plínio de Aguia, presidente da Anatel.