Sem categoria

Em seu blog, José Dirceu elogia e parabeniza PCdoB

Neste domingo, 25 de março, José Dirceu postou, às 7h48 minutos em seu blog um pequeno artigo em que fala sobre os 85 anos do PCdoB. Entre outros pontos, o petista destaca a aliança entre PCdoB e PT desde a redemocratização. Segundo Dirceu, “essa aliança

Os 85 anos do PCdoBrasil


 


 


Hoje, 25 de março, comemora-se o 85º aniversário de fundação do Partido Comunista do Brasil. Fundado por um grupo de militantes sociais, liderado pelo jornalista Astrojildo Pereira, esse partido escreveu muitas das páginas da história de lutas do povo brasileiro.


 


 


Os comunistas passaram a maior parte de sua existência política na clandestinidade, perseguidos por ditaduras oligárquicas e seus serviços policiais. Atuaram durante praticamente sessenta anos, com raros intervalos de liberdade, enfrentando o risco da prisão, da tortura, do exílio e da morte.


 


 


Mesmo em condições tão desfavoráveis, foram os protagonistas da luta pelos direitos sociais, pela entrada do Brasil na guerra contra o nazi-fascismo, pela criação da Petrobrás, pelas reformas de base durante o governo João Goulart, pelo fim da ditadura militar, entre outros episódios marcantes. Também tiveram um participação destacada e imprescindível no ciclo de acumulação de forças, iniciado nos anos 80, que conduziu à eleição do presidente Lula.


 


 


Um olhar sincero sobre sua história terá sempre que reconhecê-los como um partido de heróis do povo brasileiro. Militantes e dirigentes como Luiz Carlos Prestes, Gregório Bezerra, Carlos Marighela, João Amazonas, Pedro Pomar, Maurício Grabois, Diógenes Arruda, Apolônio de Carvalho, Mário Alves, entre tantos outros, orgulham a nação e servem de exemplo perene para todas as gerações de lutadores.


 


 


O Partido dos Trabalhadores, mesmo se constituindo em uma agremiação política distinta da tradição comunista, é um dos herdeiros de sua trajetória. Na gênese do PT não estão apenas os movimentos sociais e as lideranças que emergiram nos últimos trinta anos, mas também os milhares de combatentes que deram sua vida e, muitos, sua morte para a emancipação dos trabalhadores e a construção de um país justo, soberano e socialista.


 


 


O PT tem nos comunistas seu principal parceiro, especialmente no Partido Comunista do Brasil, o principal estuário da corrente fundada em 1922. Sou testemunha de sua firmeza, lealdade e espírito de luta nessas últimas duas décadas. Claro que essa aliança passou por momentos tensos e polêmicos, como é natural na construção de uma coligação com propósitos ambiciosos e transformadores, mas nenhum dos dois agrupamentos perdeu o rumo e abdicou das enormes responsabilidades comuns.


 


 


O Partido Comunista do Brasil partilha com os petistas a mesma opção de classe e o mesmo destino. São nossos aliados estratégicos, acima de quaisquer divergências ou desavenças circunstanciais. O PT e o PCdoB, associados a outras forças de esquerda, formam o núcleo principal do bloco histórico capaz de realizar a transformação social em nossa pátria.


 


 


Nesse 25 de março, saúdo e parabenizo os comunistas brasileiros por mais um aniversário de seu Partido.