Sem categoria

Sessão na Câmara marca a passagem dos 85 anos do PCdoB

Os 85 anos do PCdoB foram comemorados neste sábado (24/3) com uma sessão especial na Câmara Municipal de Maceió. Vereadores, intelectuais e militantes do partido em Alagoas debateram e relembraram algumas das principais mobilizações políticas da legenda m

A sessão foi convocada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Malta, que preside o PCdoB em Alagoas. No comando da sessão, ele reafirmou o “espírito jovem” do partido, apesar dos seus 85 anos de fundação.


 


“Estamos aqui para celebrar não os 85 anos que passaram, mas, sim, os que ainda vêm pela frente”, observa. “Vamos transformar todos esses anos de luta em ousadia; ousadia para lutar pelo desenvolvimento sócio-econômico desse país”, completa o vereador.


 


Marcelo Malta lembrou ainda que o PCdoB não tem cargos no Executivo municipal e estadual, mas que a presença de todos aqueles que compareceram à sessão especial demonstrava o prestigio do partido.


 


Entre os que marcaram presença no ato político estavam o advogado Marcelo Brabo, membro do Conselho Federal da OAB; o antropólogo Sávio de Almeida, o historiador Douglas Apratto e a escritora Anilda Leão, viúva do escritor Carlos Moliterno. “Não sou do PCdoB, mas simpatizo com 70% das ideologias defendidas pelo partido e com a sua história de luta”, declarou Apratto.


 


Já entre os filiados à legenda compareceram o membro da Comissão Política do partido, Eduardo Bomfim; a vice-presidente da legenda, Maria Yvone Loureiro; o secretário sindical, Sinval Costa; o secretário de movimentos sociais, Gilberto Medeiros; e a presidente da União Juventude Socialista (UJS), Mirele Câmara.


 


Da própria Câmara marcaram presença os vereadores Thomaz Beltrão (PT), Marcos Alves (PR), Tereza Nelma (PSB) e Robson Calheiros (PMDB), que, em discurso, relembrou o passado de militância no movimento estudantil.


 


A comemoração em âmbito nacional será realizada no dia 28 de março, em Brasília. A Executiva Nacional do PCdoB prepara um grande ato político a ser realizado no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. A expectativa do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, é reunir no Distrito Federal as lideranças políticas dos 27 Estados da Federação.