PCdoB com mais audácia na luta anti-racista

A mais recente resolução política do Comitê Central “Tática mais afirmativa e audaciosa do Partido”começa a dar frutos na vida política da militância de Belo Horizonte. Prova disso é o lançamento da Comissão Racial do PCdoB-BH, órgão que vai auxiliar a at

    A Comissão Racial do PCdoB-BH é formada por Marco Aurélio, estudante de Geografia da PUC-MG e Assessor do Vereador Paulão, Tiago Sanzio, Professor de História e Africanista, Alexandre Braga, militante da Unegro-MG, Josi Silva, da OB do bairro Heliopólis, e Cloves Geraldo, jornalista e Secretário de Movimentos Sociais do Comitê Municipal.


 


    Já na primeira reunião da Comissão Racial do PCdoB-BH foram lidos e debatidos os  documentos “Luta anti-racista é parte integrante do projeto de emancipação nacional e social”, aprovado pela Comissão Política Nacional em 2005, e “Tática mais afirmativa e audaciosa do Partido”, de março de 2007. Em seguida a Comissão Racial do PCdoB-BH tirou como diretriz o artigo 58 do Estatuto do PCdoB que orienta que a luta de combate ao racismo é uma tarefa de todo os comunistas. Logo após,  montou-se uma agenda de ações políticas, entre as quais um Seminário de Formação sobre Raça e Classe (junho), que vai tratar do marxismo e a questão racial, África, saúde do negro e o espaço da mulher negra na sociedade. Além de serem pautados também a mobilização do Partido para a Conferência Sobre Questão da Mulher (21 de março), as comemorações dos 85 anos do PCdoB (25 de março) e o Congresso Nacional da Unegro (17 de maio); evento que terá nove plenárias regionais que antecedem a Plenária Municipal da Unegro em Belo Horizonte, no dia 10 de abril na Câmara Municipal da cidade.