Mulheres reivindicam maior participação na direção do Partido
Neste sábado, 17 de março, aconteceu no Amapá a etapa estadual da 1ª Conferência Nacional sobre a Questão da Mulher . O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de Macapá e contou com a p
Publicado 21/03/2007 14:45 | Editado 04/03/2020 16:11
O ponto auto do evento foi a reivindicação das comunistas por mais espaço nos fóruns de direção do Partido. Hoje apenas oito mulheres integram o comitê estadual, do secretariado e da comissão política apenas duas. Dezenas de delegadas e delegados de cinco municípios do estado participaram no da etapa estadual, que discutiu o documento-base apresentado pelo Comitê Central do partido para definir a tática de atuação dos comunistas nesta importante frente.
Vieram à tona temas como violência doméstica, recorte étnico, melhoria e valorização do trabalho, ampliação da participação da mulher nos espaços políticos principalmente nos parlamentos e nos espaço executivos, onde ainda pouco se vê a presença das mulheres. Outro ponto destacado foi a necessidade de se ampliar a participação também nos movimentos sociais e nas esferas partidárias.
Este ponto, em especial, foi o alvo principal das intervenções. “As mulheres precisam se interessar mais pela vida político-partidária, e mais, precisam cada vez mais ocupar espaços em suas direções” afirmou Sonia Cristina Ferreira, coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM). “O debate cotidiano na direção do partido sobre as demandas do movimento de mulheres está diretamente ligada o sua participação nós fóruns de deliberação do partido”, completou a dirigente.
“O movimento de mulheres precisa avançar em muitas coisas. Esta conferência é a oportunidade que o partido tem para alertar para a importância da formação de quadros experimentados que fortaleçam o PCdoB nesta frente de atuação”, disse Denize Passinho, membro do comitê estadual e delegada eleita à etapa nacional da conferência.
Diversas autoridades participaram da etapa estadual da conferencia, entre elas Esther de Paula, secretária extraordinária de políticas para a mulher; Delma Skibinsk, presidente do conselho estadual da mulher; a ex-deputada estadual Roseli Matos, o vereador Ruberney Montes e o deputado federal Evandro Milhomem. Além de debater o documentos-base, a plenária elegeu também os delegados e delegadas à etapa nacional, que será realizada de 29 à 31 de março em Luiziânia (GO).
De Macapá,
Alan Sales