Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari (BA) inaugura nova sede

A luta pelos direitos dos metalúrgicos na Bahia ganhou mais força no dia 16/3 com a inauguração da nova sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, o maior entre os que integram a base da Federação dos Metalúrgicos da Bahia (Fetim). “Agora, os trabalh

A construção da nova sede dos metalúrgicos que foi viabilizada integralmente por recursos da contribuição sindical, acompanha o crescimento da categoria no município. Com a chegada do Complexo Ford no início da década, que engloba não apenas a multinacional, mas também cerca de 20 empresas sistemistas, o setor viu o número de trabalhadores praticamente duplicar. Dos cerca de 20 mil metalúrgicos que há no estado da Bahia, cerca de 50% está no Complexo.


 


Há ainda no município outras empresas não ligadas ao setor automobilístico, como a Mondial e a Britânia. Fora do setor metalúrgico, Camaçari abriga também o Pólo Petroquímico, inaugurado na década de 70, ainda no governo militar, e empresas produtoras de pneus, estas mais recentes.


 


É no município que tem o PIB maior do que R$ 12 bilhões, o terceiro maior da região Nordeste, que a Fetim trava algumas das mais importantes batalhas contra a exploração da mão-de-obra. Por exemplo, em conjunto com a Delegacia Regional do Trabalho local e o Ministério Público do Trabalho, o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari move uma ação civil contra a Ford por esta se recusar a adotar normas internacionalmente aceitas de ergonomia.


 


Apenas no Complexo Automobilístico há cerca de mil trabalhadores acometidos por LER/Dort, muitos em estado irreversível e, pior, em seu primeiro emprego, o que os condena a uma aposentadoria precoce, no auge de sua capacidade produtiva. Organizados pelo Sindicato, esses trabalhadores lutam agora para obter reparação condizente com os dados causados pela Ford.


 


Inauguração


 


Do ato de inauguração participaram trabalhadores, dirigentes sindicais, o prefeito de Camaçari, Luis Caetano (PT),o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, além do  dirigente nacional  da Corrente Sindical Classista, João Batista Lemos, do dirigente nacional da CUT, Pascoal Carneiro, do  representante do Centro de Estudos Sindicais,Augusto Petta, do presidente da OAB de Camaçari, Sérgio Paiva, do presidente do PCdoB de Alagoas, Marcelo Malta  e da representante da Delegacia Regional do Trabalho, Dra Iza Costa e do vereador de Salvador e dirigente nacional da CUT, Everaldo Augusto.


 


O Sindicato fica na rua José Nunes de Matos, 113, no centro da cidade.


 


Fonte : Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos.