Seminário analisa conjuntura favorável para governos

Durante a palestra de abertura do seminário ''Desafio parlamentar no novo momento da Bahia e do Brasil'', realizado na última sexta-feira(16), no auditório do Hotel da Bahia, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB/BA), avaliou a conjuntura favorável do

Para o deputado Daniel, o país vive uma situação ímpar, peculiar, em que as forças políticas progressistas têm a possibilidade de interferir diretamente no processo de desenvolvimento social e econômico do Brasil. ''Nós estamos com esta tarefa e o desafio de fazer com que este segundo mandato do governo Lula dê passos adiante, além dos avanços já indicados nos primeiros quatro anos'', avalia.


  


De acordo com o parlamentar, o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado recentemente pelo presidente Lula, é a primeira demonstração concreta de mudanças estruturais no sistema econômico Brasileiro. ''O PAC efetivamente é uma retomada do papel do Estado na sua função primordial de induzir e coordenar o processo de desenvolvimento econômico e social para o país'', afirmou.


 


Já no cenário político da Bahia, na opinião do parlamentar, existe uma expectativa geral em torno do governo Wagner. ''Nós conseguimos derrotar as formas mais retrógradas da política da Bahia. Agora estamos com o saudável desafio de superar esta trajetória arcaica e proporcionar o novo panorama de desenvolvimento com descentralização das políticas públicas, para que as mesmas cheguem até a população'', opina o parlamentar.


 


O evento teve ainda o objetivo de informar as ações do novo governo da Bahia nas áreas de Educação, Saúde, Trabalho e Esporte. Entre os convidados, o secretário do Trabalho, Emprego e Esporte, Nilton Vasconcelos, o superintendente de Atenção Básica da Secretaria Estadual da Saúde, Alfredo Boa Sorte, a Superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria Estadual  de Educação,Ana Teixeira, o superintendente do Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Enilson Piau e o diretor de Operações da Companhia do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER),  Armindo Gonzales.


 


Contribuiu Karlo Dias