Sindicatos do Setor Naval vão a Brasília pressionar o Senado por financiamento
O Fórum Nacional Intersindical dos Trabalhadores da Indústria Naval esteve reunido no dia 16 na CUT/RJ. O objetivo foi definir os próximos passos da luta pela aprovação, no Senado, do projeto que autoriza a Transpetro (subsidiária da Petrobras) a obter
Publicado 22/11/2006 20:34 | Editado 04/03/2020 17:06
O Fórum aprovou o envio de uma carta a todos os congressistas reivindicando agilidade na aprovação. Os sindicalistas decidiram também ir a Brasília, na próxima semana, para um corpo a corpo com os parlamentares, com o mesmo objetivo. Participaram da reunião do Fórum, entre outros, dirigentes das seguintes entidades sindicais: Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói, Sindipetro/RJ e Sindicato dos Engenheiros. Fazem ainda parte do movimento, o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis e o Sindicato dos Marítimos.
Manobra do PSDB
O projeto, em tramitação há quase dois anos no Congresso Nacional, já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, mas está demorando a ser encaminhado para votação em plenário, devido a uma manobra do PSDB, segundo explicou o coordenador do Fórum Intersindical, Luiz Chaves. “A oposição precisa entender que o processo eleitoral acabou e que este projeto não pode ficar parado, pois é do interesse do país”, criticou.
O financiamento é para a renovação da frota da Petrobrás. São 42 navios, todos a serem construídos em estaleiros brasileiros: no Rio de Janeiro, Santa Catarina e em Pernambuco. Segundo Chaves, isto significaria a geração de pelo menos 20 a 22 mil empregos diretos e 120 mil indiretos e um importante incentivo ao desenvolvimento destes estados.
Fonte: CUT/RJ