Fórum discute as perspectivas da comunicação na Bahia com a vitória de Wagner
Os desafios da democratização da comunicação e cultura no novo cenário político baiano vem sendo abordados pelo Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, seção Bahia (FNDC-BA) que promoveu na
Publicado 22/11/2006 22:08 | Editado 04/03/2020 16:21
A vitória de Wagner para governador pode abrir um novo caminho para a comunicação e a cultura na terra em que o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL), seus familiares e aliados monopolizam quase 80% dos meios de comunicação.
O FNDC-BA elaborou uma programação envolvendo discussões com parlamentares, representantes de entidades do movimento social, exposição de experiências e propostas para a área de comunicação e cultura que irão contribuir para a elaboração do documento final a ser encaminhado ao governador eleito, à Assembléia Legislativa e ao Poder Judiciário.
A idéia é além de abordar os desafios da comunicação institucional, buscar enfrentar a democratização da comunicação e da cultura e, particularmente, o investimento na produção no campo da música, teatro, literatura, dança, cinema, audiovisual, jornal, rádio livre e comunitária, tv e vídeo popular.
O Seminário “Políticas Públicas de Comunicação e Cultura” contou com as exposições do professor de Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, o jornalista e ex-deputado estadual, Luis Nova; do diretor do Instituto de Mídia Étnica, Paulo Rogério Nunes; e da integrante do Movimento Software Livre, Juliana Goa. Na abertura falaram o representante da OAB, Inácio Gomes e o coordenador do FNDC-BA e um dos organizadores do evento, o professor de Rádio da Facom-Ufba, Jonicael Cedraz.
A idéia do Conselho de Comunicação Social ligado à Assembléia Legislativa é defendida pelos integrantes do FNDC-BA. Para o professor Luis Nova a criação de conselhos, entre os quais o Conselho Estadual de Comunicação Social, é fundamental para o fortalecimento da sociedade civil e da democracia.. Outras propostas também vem sendo discutidas a exemplo da proposta de criação da Secretaria Estadual de Comunicação.
Na próxima segunda-feira às 18h, no Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA), haverá novo encontro para discutir as propostas a serem encaminhadas ao novo governo.