Sem categoria

Jussara Cony contabiliza vitórias eleitorais e políticas do PCdoB

O Comitê Municipal de Ijuí do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está mobilizando sua militância para debater, avaliar e atuar na nova realidade política do estado e do país. Uma das primeiras iniciativas neste sentido aconteceu ao final da tarde de quin

Candidata a vice-governadora na chapa formada por Olívio Dutra, em aliança
com o PT, Jussara falou com seu característico entusiasmo sobre as possibilidades do novo mandato de Lula na presidência e os desafios para a oposição gaúcha no futuro governo de Yeda Crusius. Para a deputada, é fundamental manter, nos próximos anos, a mobilização dos movimentos sociais, que foi decisiva durante a campanha.

Esta “força do povo”, que conduziu Lula à reeleição, seria o impulso necessário para a implantação de políticas públicas voltadas aos trabalhadores, para orientar as decisões do governo no sentido do desenvolvimento econômico com distribuição de renda e a superação do modelo neoliberal de gestão pública.




No Rio Grande do Sul, esta necessidade de mobilização é mais evidente, pois o antagonismo entre os projetos de governo nacional e estadual exige uma eficaz mediação da sociedade. Somente com as entidades fazendo suas reivindicações de forma unificada e organizada será possível influenciar nos rumos do governo estadual de modo a orientá-lo na perspectiva do desenvolvimento nacional.




Jussara considera que as forças políticas progressistas vivem um momento favorável para que isso aconteça, sendo prova disso a importante votação da Frente Popular nas últimas eleições. A deputada destacou vitórias eleitorais importantes: no país com a eleição do presidente e diversos governadores e no Rio Grande do Sul, com a eleição da vereadora porto-alegrense Manuela D’Avila como a mulher mais votada para a Câmara Federal, além da manutenção da vaga na Assembléia Legislativa.


Segundo Jussara Cony, fundamentando nesses resultados eleitorais, existe uma vitória política, de ampliação da influência dos partidos de esquerda e centro-esquerda na sociedade apesar da campanha reacionária dos setores mais conservadores da imprensa. Também é importante, segundo ela, a demonstração de que o PCdoB foi coerente na tomada de posições políticas, principalmente reiterando seu apoio ao Partido dos Trabalhadores, considerado um aliado estratégico para a construção de
relações sociais mais justas e democráticas.




Atividades de Formação




Na próxima semana o PCdoB em Ijuí inicia um novo ciclo de atividades de formação destinadas a seus militantes e principalmente às pessoas que somaram-se ao partido durante o processo eleitoral. Além de promover a integração com os filiados, os cursos e seminários são ocasião para ampliar conhecimentos sobre as lutas da classe operária, seus objetivos e métodos. No próximo sábado a atividade realiza-se na base dos moradores do Bairro Getúlio Vargas e no próximo dia 15, pela manhã, na base dos moradores do Bairro Luiz Fogliatto. Á tarde, a atividade acontece na sede municipal, a partir das 16 horas.




De Ijuí,
Mateus Junges