Governadores do PMDB vão debater posição no governo Lula

Na próxima semana, entre os dias 17 e 19 de novembro, os governadores eleitos do PMDB devem se reunir no resort Costão do Santinho, em Santa Catarina, a convite do governador reeleito Luiz Henrique da Silveira, para discutir o futuro do partido no segu

O encontro quer estabelecer um processo decisório sobre a posição do partido em relação ao governo federal. “Em primeiro lugar nós governadores precisamos nos inserir nas decisões partidárias. Em segundo, é preciso que a participação ou não no governo Lula seja estabelecida por deliberação da estância partidária adequada”, disse Luiz Henrique, em entrevista à Agência Estado.



 
A tarefa de decidir sobre a posição do partido, segundo ele, deve caber ao Conselho Nacional, que, segundo o estatuto partidário, é formado pelos presidentes dos 27 diretórios estaduais, ex-presidentes nacionais da legenda, atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado, governadores e membros da executiva nacional.


 


“Não pode haver dúvida sobre a posição do partido. Não queremos mais uma parte indo para um lado e outra parte para outro; e a estância mais representativa para decidir isso é o Conselho Nacional”, afirma.



 
Independência


 


Luiz Henrique, que esteve no bloco oposicionista no primeiro mandato do presidente Lula, defende a independência da legenda em relação ao Executivo, sem a participação em ministérios ou ocupação de cargos públicos. “Vou propor a independência para que se apóie o que é bom e rejeite o que for ruim.”



 
A independência, segundo o governador de Santa Catarina, é fundamental se o partido quiser construir uma candidatura própria para o pleito de 2007. Essa, aliás, será um das propostas que Luiz Henrique deve apresentar aos seus pares.



 
“É preciso, desde já, estabelecer o posicionamento do partido com relação a 2010. É fundamental que nós comecemos a construir um projeto para a próxima eleição”, defende.


 


Com agências