Datafolha: Lula avança para 61% dos votos válidos; Alckmin cai

O Instituto Datafolha divulgou na noite desta terça-feira (24/10), durante o Jornal Nacional, da Rede Globo, uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. Os resultados mostram novo crescimento das intenções de voto do presidente Luiz Ináci

A cinco dias do segundo turno, no próximo domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 58% das intenções de voto e está 21 pontos à frente de seu adversário Geraldo Alckmin (PSDB), com 37%, na consulta estimulada.


 


Brancos e nulos somam 2%, e 3% não opinaram.


 


Considerando os votos válidos, o placar é de 61% a 39%, ou 22 pontos de diferença a favor de Lula, um pouco superior à registrada na semana passada (de 20 pontos). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


 


Os novos números sobre a disputa presidencial são do Datafolha. Divulgada pelo Jornal Nacional nesta terça-feira (24), a pesquisa ouviu 7.133 eleitores entre segunda e terça-feira, ontem e hoje, em 347 cidades de 25 unidades da federação. Capta, portanto, os efeitos de dois debates na TV, os promovidos pelo SBT, na quinta-feira, e pela Record, na noite de segunda.


 


A preferência por Lula oscilou dois pontos para cima, em uma semana, e vem crescendo desde o início de outubro. Na consulta anterior, realizada em 16 e 17 de outubro, Lula abrira 19 pontos de vantagem sobre o adversário, com 57% dos votos na pesquisa estimulada, contra 38% do tucano. Considerando-se os votos válidos, o placar na semana passada era de 60% a 40%.


 


O Datafolha foi o primeiro instituto a realizar pesquisa de intenção de voto no segundo turno, nos dias 5 e 6 de outubro. Na época, a diferença era de apenas sete pontos pró-Lula: 50% a 43% na resposta estimulada.


 


Avaliação positiva bate recorde


 


A avaliação positiva do governo Lula se aproximou na semana passada do recorde histórico de 52% de ''ótimo/bom''. Segundo a pesquisa realizada nos dias 16 e 17 de outubro, 51% dos entrevistados consideraram o governo Lula ótimo ou bom, 33% regular e 15% ruim ou péssimo.


 


No levantamento desta semana, o índice de avaliação positiva passa para 53%, batendo o recorde histórico do instituto; 31% consideram o governo regular, e 15%, ruim ou péssimo.


 


A nova pesquisa Datafolha está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 23.200/2006.



 


Fonte: Folha Online