Sindicatos de servidores e presidente licenciado da OAB formalizam apoio a Olívio e Lula
Os apoios ao candidato da Frente Popular ao governo do Estado, Olívio Dutra, não param de crescer. Novas e importantes adesões foram formalizadas no final da manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Sindicato dos Bancários, na Rua General Câmara, no
Publicado 23/10/2006 10:34 | Editado 04/03/2020 17:12
No ato político, Cpers-Sindicato, Sindsepe, Simpe, Semapi, Sintrajuf, Sindserf, Ugeirm, Simpa, Sindiágua, Atempa, Sinpro, Sindicato dos Bancários, CUT, Federação dos Bancários, Sagers (Armazéns Gerais) e o presidente licenciado da OAB, Valmir Batista somaram-se à chapa Olívio Dutra e Jussara Cony para o Palácio Piratini, e à candidatura Lula à presidência do País.
Ao externar publicamente sua posição, Valmir Batista salientou que a neutralidade aprovada pelo PDT em relação à escolha de candidatos neste segundo turno não é apenas para um lado. “Esta decisão é para que os filiados apóiem os candidatos com os quais têm identidade. Coloco de lado eventuais divergências para abrir meu voto a Olívio e a Lula porque está em jogo um projeto maior para o País e para o Rio Grande”, revelou o advogado e militante do PDT.
Satisfeito com as novas adesões, o coordenador da campanha do presidente Lula no Estado, Miguel Rossetto, disse que o povo gaúcho não vai aderir ao projeto privatista. Para ele, há mais do que apoio, há o entusiasmo militante e os sindicalistas assumem esta tarefa grandiosa e histórica de construir a vitória de Olívio e de Lula. “Não vamos permitir que esta turma de aventureiros destrua o conjunto de políticas públicas. Estamos aqui para assegurar este futuro que não será seqüestrado pela direita do Estado e do País, mas será conquistado de forma firme e militante em todo País”, observou.
“Viva a classe trabalhadora”
Antes de se manifestar em nome dos trabalhadores, a presidente do Cpers-sindicato, Simone Goldschmidt, anunciou a decisão tomada pelo Conselho Geral da entidade, na noite de quinta-feira (19), de apoiar o projeto encabeçado por Olívio, no Rio Grande, e Lula, em nível nacional. “Não tem como a classe trabalhadora defender o projeto privatista, que tira direitos adquiridos através da luta de tantos anos”, sentenciou, acrescentando, “estaremos nas ruas em número redobrado para garantir a vitória. Viva a classe trabalhadora”. A professora entregou para Olívio o documento com a decisão do Conselho Geral, e uma carta dos professores e funcionários de escolas, onde constam as reivindicações da classe.
Olívio Dutra falou de sua alegria motivada pelas novas adesões. “É muito bom, Valmir, te ter nesta quarteada, pela visão que tens da luta social O projeto da Frente Popular dialoga com todas as pessoas de bem do Rio Grande e tu és uma destas pessoas”, frisou o ex-governador, para quem esta caminhada respeita as diversidades e a relação com os entes federados. Olívio recordou que foram semeadas coisas boas no seu governo (1999-2002), e que os projetos e ações precisam ser retomados e aperfeiçoados.
Dirigindo-se aos servidores públicos estaduais, o postulante ao Palácio Piratini comprometeu-se a promover um diálogo franco e manter a mesa aberta para debater questões como saúde, moradia, previdência, atualização profissional para que os servidores sintam-se respeitados e valorizados. “Trabalharemos para que a máquina pública não se desfaça de nenhum naco sequer, e queremos retomar a discussão sobre a elevação dos salários mais baixos”. Além disso, o ex-governador disse que a aposentadoria especial do funcionalismo precisa ser regulamentada.
Na avaliação de Olívio, os apoios recebidos nesta sexta-feira, e outros tantos que chegam a cada dia, demonstram o vigor e o alcance da proposta que representa. “O nosso projeto, para o Rio Grande e para o Brasil dialoga com todas as pessoas de bem. Estes apoios revelam o crescimento da candidatura e o potencial de vitória que não vem de graça e nem está dada”, sintetizou.
Após o ato político, Olívio Dutra almoçou com o presidente do PT nacional e coordenador da campanha Lula, no país, Marco Aurélio Garcia, no Restaurante Birra e Pasta, no Shopping Total, no Bairro Floresta. Lá também estavam deputados estaduais e federais e lideranças petistas.
No início da tarde, foi a vez do prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr. também formalizar seu apoio a Olívio, num encontro no Comitê da Frente Popular, na Ramiro Barcelos.
Fonte: Assessoria Frente Popular