Sem categoria

Brigada Vermelha toma as ruas de Pernambuco na reta final da campanha

Comunistas fortalecem campanha de Lula e Eduardo Campos (PSB) nos últimos dias da campanha em Pernambuco. Amanhã, quarta-feira, é dia de passeata pelo centro do Recife. Atividades continuarão até o dia 27.

A seis dias do segundo turno das eleições, as forças de oposição em Pernambuco, que vão reeleger Lula presidente e Eduardo Campos governador, mantêm a chama acesa e a militância mobilizada para levar ao eleitor as propostas dos dois candidatos. Há 15 dias, a Brigada Vermelha do PCdoB pernambucano vem desenvolvendo atividades diárias, com a presença maciça de militantes e amigos nas ruas do Recife e dos principais municípios da Região Metropolitana.



O último grande ato da campanha de Lula e Eduardo ocorrerá na próxima quarta-feira (25) com uma grande passeata pelo centro do Recife. No dia seguinte, Campos participará de debate promovido pela Rede Globo com os candidatos a governador do estado.  A Brigada Vermelha continuará nas ruas até sexta-feira (27), marcando presença junto ao eleitor com seus bandeirões e promovendo adesivaços, distribuição de panfletos e a colocação de cavaletes em locais de grande fluxo de pessoas e veículos. Além da campanha de rua “casada”, a estratégia vermelha incluiu a realização de encontros com representantes de movimentos sociais e intelectuais.



O PCdoB decidiu entrar de cabeça na campanha após plenária realizada dia 10, quando ficou definido que a direção estadual iria investir ainda mais na mobilização da militância. “Vamos marchar para fazer valer as nossas chances de esmagar a direita conservadora no segundo turno”, disse a prefeita de Olinda, Luciana Santos (PCdoB) durante o ato. “O nosso segundo desafio [além de eleger Lula] é derrotar a aliança conservadora e o domínio das oligarquias representadas por Jarbas Vasconcelos (PMDB) e seus aliados, que não se conformam em disputar o poder com outras forças diferentes”, declarou Alanir Cardoso presidente do comitê estadual do PCdoB de Pernambuco.



Paralelamente à mobilização da Brigada Vermelha, a chapa majoritária vem promovendo carreatas e comícios no Recife, Região Metropolitana e interior do estado. No sábado passado (21), os aliados progressistas participaram de uma grande carreata que percorreu 22 quilômetros da Zona Sul do Recife até Olinda.  Nesta segunda-feira (23), Eduardo Campos e toda a majoritária caminharam pela feira de Belo Jardim, terra natal de seu adversário Mendonça Filho (PFL), e comício em Tacaimbó, ambos no Agreste pernambucano. “Vamos dar ênfase à campanha de rua com a militância priorizando os pólos que faltam ser visitados como Caruaru, Palmares e Timbaúba”, afirmou Danilo Cabral, coordenador geral da campanha majoritária.


 


Pesquisas



No último levantamento feito pelo Ibope, divulgado dia 19, o candidato do PSB ao governo, Eduardo Campos, aparece com 59% das intenções de voto contra 33% do atual governador, o pefelista Mendonça Filho. No estado, o presidente Lula segue liderando as intenções de voto. Na mesma pesquisa, o petista aparece com 74%, contra raquíticos 21% de Geraldo Alckmin (PSDB). A possível vitória de Campos poderá consolidar uma forte onda progressista que toma o Nordeste. Dos nove estados que compõem a região, apenas do PT e do PSB foram eleitos em primeiro turno quatro governadores: Jacques Wagner (PT), na Bahia; Cid Gomes (PSB), no Ceará; Wellington Dias (PT), no Piauí e Marcelo Deda (PT), em Sergipe. Disputam o segundo turno com chances de vitória Eduardo Campos e Wilma Faria, também do PSB, que está na frente na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte.


Do Recife,
Audicéa Rodrigues, com redação