Metalúrgicos: assembléia dia 9 pode decretar greve

Será no dia 9 de novembro, às 18h30, a próxima assembléia da campanha salarial dos metalúrgicos do estado do Rio, que tem data-base em 1º de outubro. Os trabalhadores deverão entrar em greve, caso até lá o Grupo 19 da Firjan não tenha apresentado uma prop

 

O presidente do Sindicato, Maurício Ramos, disse que a insatisfação com o posicionamento intransigente dos patrões é geral e que se o Grupo 19 da Firjan não melhorar a proposta toda a categoria irá parar.


 


O Grupo 19 da Firjan até aqui ofereceu 3% de reajuste, sem aumento real e com a manutenção dos itens da atual convenção coletiva, sem nenhum avanço. A proposta foi rejeitada em assembléia. Além de 13,9% de reajuste, estão na pauta de reivindicações dos metalúrgicos itens sociais como: Plano de Saúde, Ticket Refeição, Bolsa-Educação, e principalmente, uma norma com relação ao pagamento das Participações nos Lucros e Resultados das Empresas – PLR.


Ebsen paralisa


Por decisão de assembléia realizada no pátio da empresa, no dia 18, 400 empregados da Empresa Brasileira de Solda Elétrica (Ebsen), em Santíssimo, entraram em greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores foram os primeiros a parar na categoria metalúrgica contra a proposta insatisfatória de reajuste de 3% apresentada pela Firjan nas negociações da campanha salarial.


O Sindicato dos Metalúrgicos do Estado do Rio representa 40 mil trabalhadores de 3 mil empresas, em 11 municípios fluminenses.