Lideranças do Movimento Estudantil do Paraná apóiam Lula e Requião

Em ato realizado na noite de quinta-feira, 19/10, no Casarão da UPE, diversas lideranças estudantis manifestaram apóio a reeleição de Lula e Requião através de uma carta aberta do Movimento Estudantil.

Estiveram presentes, além de centenas de estudantes e dirigentes de entidades do movimento estudantil, o Vice-governador Orlando Pessuti; o Presidente da Paraná Esporte e do PCdoB, Milton Alves; a Deputada Federal do PT, Dra. Clair, entre outras personalidade e lideranças políticas e do movimento social.


 


Segue a íntegra da carta e as lideranças que assinam:


 


CARTA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL PARANAENSE EM DEFESA DO NOVO PARANÁ E DO NOVO BRASIL


 


Hoje o cenário político nacional apresenta uma disputa entre dois projetos antagônicos. Um projeto de mudança nacional desenvolvimentista com menos desigualdade social iniciado em 2002 e outro projeto entreguista e de grande concentração de riquezas que tenta a qualquer custo voltar ao poder.


 


Nesses quatro anos, os movimentos sociais deixaram de apenas reivindicar nas ruas e passaram de forma democrática debater suas idéias e contribuir decisivamente para a construção do novo Paraná e do novo Brasil.


 


Como já citamos, nas eleições de 2002, nos aproximamos mais do país que sempre sonhamos e lutamos. Foi visível o aumento de investimentos em programas sociais, como o BOLSA FAMILÍA, o PRÓ JOVEM e a geração de empregos e oportunidades em geral para juventude.


 


Vitórias históricas para nós estudantes, como a criação do FUNDEB, das novas universidades federais e em especial a criação do PROUNI, que possibilitou só no Paraná, que 24 mil jovens que nunca teriam oportunidade de ter uma formação superior, ingressassem na universidade. 


 


Ainda no Paraná, com a vitória de Requião, vivemos nesses quatro anos uma verdadeira reestruturação na forma de governar. As Universidades Estaduais, que estavam totalmente sucateadas, receberam investimentos que possibilitaram a atualização e construção de NOVAS BIBLIOTECAS, LABORATÓRIOS, RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS, CASAS DE ESTUDANTES. Ainda podemos citar conquistas importantíssimas como a transformação do CEFET em Universidade e a instalação de um novo campus da UFPR no litoral, entre outros.


 


Nas escolas as transformações foram históricas. O PROGRAMA DO LIVRO DIDÁTICO, os projetos FERA e CONCIÊNCIA, a CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, as NOVAS ESCOLAS CONSTRUIDAS e REFORMADAS, são exemplos claros de que hoje, o estado está a serviço do povo, e não só a uma minoria que só quer destruir o patrimônio público em prol de interesses pessoais.


 


Nós estudantes, sabemos o Brasil e o Paraná que queremos, e por isso temos lado! A vitória de Alkimin e de Osmar Dias representa o retorno da política privatista e nefasta contra o patrimônio público, significando a destruição da educação pública e de qualidade que estamos conquistando.


 


Sabemos que muita coisa ainda precisa ser feita no Paraná e no Brasil e sabemos que mudança tem nome, é por isso que o Movimento Estudantil paranaense apóia LULA PRESIDENTE e ROBERTO REQUIÃO GOVERNADOR. 


 


Curitiba, 19 de outubro de 2006.


 


 


ASSINAM ESTA CARTA:


Gustavo Petta (presidente da UNE)


Thiago Franco (presidente da UBES)


Arilton Freres (presidente da UPE)


Sara Cavalcanti (presidente da UPES)


Zeca Mello ( DCE – UTP)


Leonidas Nery (DCE – PUC)


Torsten Ferraz (vice presidente da UPE/ DCE-FACEAR)


Regiane (vice presidente da UPES)


Bohdan (presidente da Casa do estudante e secretário geral do DCE – UFPR)


Bruno Vanhoni (tesoureiro da UNE)


Ronaldo Pinto Jr (DCE-UNIBRASIL/ Dir. Pagas da UPE)


Ivan Morais (secretário geral da UPE)


Brisa Anciutti (1ªtesoureira da UPE)


Ivelise Rondina (DCE – FECEA)


Cícero Martins (DCE – UEPG)


Caroline Burato (DCE – UNIOESTE)


Elis Afini (DCE – UEL)


Rui Rogers (DCE – UEM)


Sergio Ravanello (DCE – UNICENTRO)


Moises Sotério (DCE – FAFICOP)


Arthur (UMES – Maringá)


Rodrigo – MÚ (ACES – Cascavel)


Marc Souza (Dir. Esportes da UNE)


Jonivan Oliveira (1º Sec. da UPE)


Fabio (Presidente da UMES/Sarandi)


Weslen Vieira da Silva (Dir da UPE/ DCE – CESUMAR)


Moséis Sotério (DCE-FAFICOP)


Wagner (Presidente da UMES/Maringá)


Karine Mureka (Diretora da UBES)


Heloisa Claudino (Diretora de Cultura da UPE)


Rafaela Rocha (Vice Presidente CTBA e RMC da UPE)


Raoni de Assis (CUCA/PR e Dir de Cultura da UPE)


João Paulo (C. A. de Farmácia da UTP)


Pedro (Presidente da UMES/Guarapuava)


Rafael Delgado (C.A. de Marketing da UTP)


Pablo (Presidente do DCE-UDC)


Fabiane BINHA (DCE-UNIOESTE / Foz do Iguaçu)


Sheila (Pres. do DCE-FAG)


Gislene Brenner (Vice Reg. Campos Gerais da UPE)


Angélica (Vice Reg Sul da UPE)