Emoção marca encerramento do 1º turno das eleições em Florianópolis

Um misto de sentimentos tomou conta dos militantes, amigos e simpatizantes do PCdoB ao término da apuração dos votos no estado de Santa Catarina. Reunidos na sede do Comitê Estadual do Partido em Florianópolis, dezenas de comunistas acompanhavam pelo rádi

Embaixo de uma leve chuva, os militantes do Partido se agruparam em um espaço da sede do comitê estadual, em Florianópolis, para ouvir as palavras dos candidatos e alguns dirigentes do PCdoB.


 


 


O coordenador geral das campanhas de Angela Albino e Tiago Andrino, o dirigente comunista Volnei Rosalen anunciou os resultados e enalteceu a dedicação, empenho e o trabalho de todos, tomando por exemplo o camarada Adriano, um dos muitos militantes que se dedicaram à campanha. Adriano é lavrador, cortava cana e, atualmente em Florianópolis, como muitos dedicou todas as horas possíveis a campanha.


 


 


A cada instante surgiam “palavras de ordem” e gritos dos militantes em homenagens aos candidatos, a dirigentes e ao Partido. O presidente do PCdoB/SC, Jucélio Paladini, considerou uma vitória política a participação do Partido nas eleições 2006 em Santa Catarina, destacando as votações e a participação de Angela Albino e Paulinho da Silva a Assembléia, César Valduga e Tiago Andrino a Câmara e, Douglas Mattos na condição de 1º Suplente da Luci ao Senado.


 


 


Paladini destacou ainda em sua fala a ousadia da candidatura de Tiago Andrino e o compromisso e responsabilidade que o caracterizou durante a campanha, bem como a votação que obteve. Em relação a Angela Albino, Paladini classificou a votação da comunista como um forte recado a sociedade catarinense de que o PCdoB sai fortalecido com a expressiva votação e reconhecimento.


 


 


Em seguida, o candidato Tiago Andrino usou a palavra para agradecer ao Partido, à militância, aos eleitores e aos amigos e simpatizantes do PCdoB pelo apoio, compreensão e empenho na eleição. Tiago fez uma homenagem a Angela Albino classificando-a como “uma guerreira” em defesa dos interesses nacionais, do povo e do Partido. O jovem comunista, que pela primeira vez concorreu a um cargo público, levantou alguns dados da votação, entre os quais no município de Shoroder onde fez 22 votos e Jaraguá do Sul onde alcançou 861 votos. Em Florianópolis Tiago conquistou 4.227 votos.


 


 


A candidata Angela Albino, ao falar expressou seus sentimentos afirmando: “não poderia vir aqui falar a vocês sem ser de outra forma, de forma emociona”, com lagrimas nos olhos, Angela realizou um dos discursos mais emocionantes da eleição. Ao agradecer a todos os que participaram da eleição, destacou aqueles que perderam dias de trabalho, de convívio com os filhos, o semestre da faculdade…, enalteceu a dedicação e exclamou: “faltaram 417 votos para a eleição de uma deputada comunista em Santa Catarina, e quero pedir para não valorizarmos estes 417 votos que nos faltaram e sim, valorizarmos com muito orgulho os 22.593 catarinenses que saíram de casa para votar no PCdoB no dia de hoje”.


 


 


Angela destacou o papel de Tiago Andrino na eleição e elogiou o candidato pela sua postura e dedicação, também realizou uma homenagem ao fundador do PCdoB em Santa Catarina, João Ghizoni, destacando seu papel na campanha e na construção partidária no estado.


 


 


O PCdoB de Santa Catarina realizará no sábado (07) a reunião do sua Comitê Estadual, iniciando o processo de avaliação da participação dos comunistas catarinenses nas eleições de 2006 e encaminhando seu posicionamento para o segundo turno no estado e a mobilização para a campanha pela reeleição de Lula Presidente da República.


 


 


Resultado da votação dos comunistas em Santa Catarina:


 


Câmara dos Deputados:


 


César Valduga
15.899 votos (0,49%)


 


Tiago Andrino
12.023 votos (0,37%)


 


Legenda do PCdoB “65”
1.419 votos



 


 


Assembléia Legislativa



Angela Albino
22.593 votos 0,69%


 


Paulinho da Silva
10.364 votos 0,32%


 


Legenda do PCdoB “65”
1.565 votos


 


 


 


De Florianópolis


Vinícius Puhl