Sem categoria

Veja quem são os comunistas eleitos para os cargos proporcionais

Terminada a apuração dos votos em todo o Brasil, o PCdoB termina as eleições com um novo senador, 13 deputados federais e 12 estaduais. Entre os federais, seis foram reeleitos e sete estréiam na Câmara pelo partido. Veja quem são os federais e os estaduai

Comunistas na Câmara




Os que permanecem na Casa são Perpétua Almeida, a mais votada do Acre, com 9% dos votos; Vanessa Grazziotin, a quinta mais votada no Amazonas com 6,89%, Aldo Rebelo, em São Paulo; na Bahia, Daniel Almeida e Alice Portugal, que receberam 1,32% e 1,19% respectivamente e Renildo Calheiros, que, com 2,74% dos votos, se mantém em Brasília.




Entre os que foram eleitos neste ano para a Câmara, destaca-se Manuela D’Avila. A gaúcha de 25 anos foi a mais bem votada no Rio Grande do Sul, ultrapassando os 271 mil votos, número que corresponde a 4,56% dos votos. Na escala nacional, Manuela é a 15ª deputada com melhor votação. No Ceará, Chico Lopes alcançou a vaga deixada por Inácio Arruda com 3,93% dos votos, ou 162.282. O jurista Flávio Dino foi outra boa surpresa para os comunistas, com 123.597 votos, 4,30% do total. No Piauí, o comunista que chega à Câmara é Osmar Júnior, ex-vice-governador do estado. Ao todo, ele alcançou 6% da votação (96.935). Jô Moraes também foi eleita para representar os mineiros em Brasília, com 111.330 votos. Evandro Milhomen, do Amapá, foi o oitavo mais votado em seu estado com 3,66%. Pelo Rio de Janeiro, foi eleito para a Câmara Edmilson Valentim, com mais de 76 mil votos.





Deputados estaduais comunistas




Acre – O mais votado no estado foi um comunista. Edvaldo Magalhães alcançou 6.050 votos e, ao lado de seu companheiro de partido, Moisés Diniz, o décimo mais votado, vai representar seus eleitores na Assembléia acreana.




Amazonas – Eron Bezerra, que teve 15 mil votos, continua por mais quatro anos como deputado estadual.




Bahia – O estado foi o que mais reelegeu comunistas para a Assembléia. Permanecem na Casa Edson Pimenta, o segundo mais votado do estado com 85.458 votos, Javier Alfaya e Álvaro Gomes.




Ceará – João Ananias é o homem que substitui Chico Lopes como deputado estadual do PCdoB no estado. Ele alcançou a cadeira com mais de 24 mil votos.




Minas Gerais – Carlos Soares, o Carlin, é o novo comunista a ocupar a Assembléia mineira no lugar de Jô Moraes, que vai para a Câmara. Ele teve mais de 21 mil votos.




Pernambuco – Luciano Moura, com pouco mais de 29 mil votos, é o novo deputado estadual comunista.




Piauí – Com mais de 46 mil votos, Robert Rios elegeu-se deputado estadual




Rio de Janeiro – Fernando Gusmão, com 40 mil votos, elegeu-se pelo PCdoB fluminense




Rio Grande do Sul – O ex-vereador por Porto Alegre Raul Carrion elegeu-se para a Assembléia gaúcha com mais de 41 mil votos.





Veja aqui o resultado geral de todos os candidatos lançados pelo PCdoB nas eleições 2006.