Jandira continua em segundo no Rio de Janeiro
A apuração para saber quem ocupará a única vaga ao Senado pelo Rio de Janeiro aponta, por enquanto, dianteira do candidato conservador Francisco Dornelles (PP), que lidera a disputa com 45% dos votos válidos, seguido por Jandira Feghali (PCdoB) com 37%
Publicado 01/10/2006 18:46
As pesquisas anteriores à votação apontavam a dianteira der Jandira sobre Dornelles. Já a pesquisa Ibope de boca de urna mostrou Jandira e Dornelles empatados com 39%.
A candidata comunista foi vítima, nos últimos dias de campanha, de uma brutal campanha promovida pela igreja e setores conservadores que distribuíram panfletos apócrifos e dispararam milhares de mensagens de texto para celulares pedindo para os eleitores não votarem em Jandira por ela ser “a favor do aborto”.
Jandira é autora de um projeto de lei que garante o direito das mulheres interromperem a gravidez em determinadas circunstâncias, como nos casos de risco para a vida da mãe. O projeto é apoiado por todas as entidades que lutam pelos direitos das mulheres mas sofre grande resistência de entidades conservadoras, sobretudo as ligadas à igreja católica.