Boca-de-urna: PMDB deve manter hegemonia da região Sul

O PMDB deve continuar a ser o partido hegemônico no Sul do Brasil. Dos três governadores da região – todos do partido -, a tendência é que apenas Luiz Henrique da Silveira se reeleja ainda no primeiro turno, em Santa Catarina. Com 5,1% dos votos apurados

No Rio Grande de Sul, o começo da apuração traz uma surpresa. Com 7,42% dos votos apurados, a tucana Yeda Crusius lidera com 36,19% dos votos válidos. Germano Rigotto, do PMDB, tem 26,57% – e Olívio Dutra aparece com 24,24%.


 


No Paraná, segundo pesquisa de boca-de-urna feita hoje pelo Ibope, Requião teve 44% dos votos válidos, contra 37% de Osmar Dias (PDT). Os dois candidatos se enfrentarão no segundo turno, em 29 de outubro. Ainda pela pesquisa, Rubens Bueno (PPS) e Flavio Arns (PT) dividem a terceira colocação, com 8% dos votos. Os demais candidatos somam 3%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.


 


Na disputa ao Senado, o tucano Álvaro Dias – um dos principais líderes do bloco conservador no Congresso – deve se reeleger com 51% dos votos válidos. Gleisi Hoffman, do PT, ficou com 33%, segundo o Ibope.