Lançado Plano de Governo das Mulheres, nesta quarta-feira, em Brasília

''Esse programa setorial de mulheres, além de fazer o balanço das conquistas das mulheres nas políticas públicas do Governo Lula, aponta para a necessidade  da consolidação dessas conquistas e coloca a importância do fortalecimento desse espaço qu

Atendendo sugestão da ministra da SPM, Nilcéia Freire, ''o documento “Compromisso com as Mulheres'' responde, com clareza, porque nós queremos um segundo mandato para o Presidente Lula'', disse Vera Soares, coordenadora do grupo. Ela disse ainda que o documento ''traz a público o compromisso e a trajetória das mulheres para construção da igualdade e a luta contra o preconceito''.


 


Vera Soares disse também, para o público formado por militantes partidárias e membros da Comissão Temática, que as propostas são ''fruto de consulta coletiva, feita nos estados e municípios, e em todos os partidos que compõem a Frente Força do Povo''. 


 


A ministra Nilcéia Freire destacou que o segundo Governo Lula deverá consolidar e avançar na implementação de políticas para as mulheres, acrescentando que ''o preconceito e a discriminação não se desconstrói de um dia para outro, requer tempo'', afirmou. 


 


Sem conflitos


 


Nilcéia portava dois laços de fita – vermelho e lilás – que foi distribuído com todas e todos os presentes, representando, respectivamente as conquistas e os direitos das mulheres. Ela lembrou que as ações afirmativas desenvolvidas por meio do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres não conflitam com as ações universalizantes, garantidas pelos direitos constitucionais.


 


A candidato ao Governo  do Distrito Federal (GDF), Arlete Sampaio, também presente ao evento, falou sobre a necessidade das mulheres tomarem consciência de que ''somos protagonistas do conjunto de políticas que dá visibilidade à questão do gênero'' e se comprometeu a desenvolver, no Distrito Federal, uma política para mulheres inspiradas ''nessa experiência exitosa de governo'', afirmou, em referência ao primeiro mandato do Presidente Lula.


 


A proposta do candidato Lula para o segundo mandato é desenvolver ações afirmativas que permitam incluir as mulheres no processo de desenvolvimento do país por meio da promoção da autonomia econômica e de iniciativas produtivas que elimenem as diferenças salariais entre homens e mulheres.


 


O documento faz referência ainda a prevenção da violência sexual e doméstica, implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, formulação de propostas de mudanças na legislação para fiscalizar o cumprimento das leis que asseguram e ampliem os direitos das mulheres e incentivo á participação das mulheres nos espaços públicos de poder na sociedade e nas decisões das polpiticas públicas.


 


Esse e os demais cadernos temáticos restantes estão disponíveis no site  www.lula13.org.br, no link ''Programa de governo''.


 


De Brasília
Márcia Xavier