Sem categoria

Professores e servidores da UECE declaram apoio a Inácio

Nesta semana, a candidatura de Inácio Arruda (PCdoB/CE) ganhou mais um reforço: o apoio de funcionários da Universidade Estadual do Ceará. Cerca de 100 pessoas estiveram reunidas no ato, que teve a presença do pró-reitor da universidade, Joaquim Celestino

Professores e servidores da Universidade Estadual do Ceará se reuniram, dia 18,  para declarar apoio à candidatura de Inácio Arruda ao Senado. ''Existem dois projetos: um que está ao lado do povo, que tem uma trajetória política voltada para o social e que sempre defendeu os interesses dos trabalhadores, em especial dos servidores públicos”, disse Ercília, uma das responsáveis pelo evento. O outro projeto, afirma a professora, “é demagogo e parte do principio do neoliberalismo, que significa a privatização do estado e a não compreensão do ensino público”. Ela acrescentou que Inácio sempre se identificou com o movimento estudantil e, como parlamentar, luta pela liberação de recursos de emendas em favor do ensino superior estadual.


Diante da presença de cerca de 100 pessoas, entre professores, estudantes e servidores da UECE, o pró-reitor da UECE, Joaquim Celestino, também deu seu testemunho, afirmando que, como cidadão, apóia essa candidatura por conhecer o passado de Inácio. Celestino pediu ainda a participação efetiva de todos na campanha. “Precisamos dar uma virada. Inácio é realmente o candidato ao Senado que representa os interesses das universidades e dos cidadãos”, ressaltou.


O professor Pinheiro, candidato a vice-governador, também compareceu ao evento. Ele aproveitou para citar algumas propostas de governo, como garantir a autonomia financeira às universidades estaduais, manter um canal permanente de negociação com professores e estudantes, acabar com a lista tríplice e consolidar os vários campi do interior, com mais professores e infra-estrutura.


Por fim, foi enfático ao dizer que é preciso eleger Inácio senador e “desmascarar um dos políticos mais irresponsáveis do estado do Ceará”, disse, em referência ao adversário do comunista, Moroni Torgan (PFL). Em resposta, Inácio declarou que “não se desmascara a demagogia entrando no mesmo jogo dele”.


O candidato lembrou ainda dos recursos de emenda de bancada, da ordem de R$ 1 milhão, conseguidos neste ano, através do Ministério da Educação, para reforçar o ensino superior estadual. Ele prometeu que, uma vez no Senado, vai continuar batalhando por mais recursos para a UECE.


Após o café da manhã em apoio à sua candidatura, Inácio e Pinheiro estiveram na assembléia dos professores, prestando solidariedade aos grevistas e reafirmando o apoio à principal reivindicação da categoria que é a aplicação do plano de cargos, carreiras e  salários.


Da assessoria de imprensa de Inácio Arruda