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Candidatura de Chico Lopes diversifica campanha e cresce no Ceará

Com o mote dos 150 mil votos, equipe do candidato a deputado Chico Lopes (PCdoB/CE) esquenta campanha ampliando a atuação militante em diferentes nichos da sociedade. Para isso, investe em adesivos e folhetos diferenciados, intensifica ações nas ruas e pl

Chico Lopes está em seu segundo mandato como deputado estadual e busca agora uma vaga na Câmara Federal. Homem acostumado a transitar entre parlamentares e lideranças políticas, é entre o povo que fica mais à vontade. Por isso, não é difícil encontrá-lo tomando um cafezinho numa padaria qualquer de Fortaleza, escutando o que o cearense tem a dizer. É a soma da atuação como vereador e deputado com a forte identificação popular conquistada ao longo de anos de atuação nos movimentos sociais que tem transformado sua candidatura numa das mais promissoras entre as proporcionais do Ceará. Conforme pesquisas feitas pela direção local do PCdoB, Chico Lopes aparece entre os mais bem colocados candidatos a deputado federal.




Faltando catorze dias para a decisão nas urnas, sua coordenação de campanha se empenha na luta pelos 150 mil votos, necessários para carimbar o passaporte de Lopes para Brasília. “Para isso, trabalhamos para ampliar sua visibilidade basicamente em duas frentes. Uma é a classe média,  o voto de opinião. A outra é entre os trabalhadores de setores como educação, comércio e saúde, com quem o Chico tem boa inserção”, explica Neide Freitas, coordenadora de campanha do parlamentar.





Ocupação visual





Com poucos recursos materiais, mas uma militância dedicada, a campanha tem buscado ocupar visualmente a cidade, popularizando ainda mais o nome do candidato e buscando conquistar os indecisos, que chega a 50% dos eleitores.  “Fazemos ‘adesivaços’ e ‘bandeiraços’ diariamente e o que percebemos é que há uma boa repercussão. Procuramos ainda garantir presença nos dois maiores jornais do estado com anúncios pagos”, diz Neide. Também são recursos de sua equipe o uso de telemarketing, a entrega de 50 mil malas diretas e panfletagem concentrada em 80 bairros da capital, além da realização de 20 plenárias regionais.




Ela ressalta que nesta fase têm sido importantes os comitês setoriais, voltados especialmente para estudantes, médicos, advogados e profissionais liberais em geral. Dessa forma, a campanha tem conseguido maior inserção entre setores formadores de opinião e atuantes na sociedade civil. Para otimizar o aproveitamento do tempo disponível para campanha, foram lançados 18 comitês em toda capital cearense, já que a região metropolitana de Fortaleza concentra cerca de 90% dos eleitores de Lopes.





Momento propício




Outro ponto que vem sendo trabalhado na campanha é a aproximação entre as candidaturas de Chico Lopes e Inácio Arruda, que tem crescido nas pesquisas e hoje está empatado com Moroni Torgan na disputa pelo Senado.  Segundo pesquisa Ibope divulgada em 13 de setembro, ambos têm 42% das intenções de voto. Na mesma toada à esquerda, Cid Gomes consolida sua tendência de crescimento. Hoje, segundo o mesmo levantamento, o socialista tem 56%, contra 32% de Lúcio Alcântara (PSDB), a maior reversão de quadro registrada nestas eleições para a campanha a um governo estadual. A prioridade é acompanhar esse crescimento da esquerda no estado. “Inácio teve 302 mil votos nas últimas eleições. Foi recordista no estado. Ou seja, precisamos que metade daqueles que votaram em Inácio votem hoje em Chico Lopes. Por isso, estamos procurando falar para este público”, explica Neide.




A equipe também tem se empenhado em fazer materiais específicos para públicos diferenciados. É o caso do folder especial voltado para políticas públicas para as mulheres – intitulado “Mulheres, coragem de ser  diferente”. Para o público jovem, foram criadas cartelas com adesivos decorativos, semelhantes aos que costumam acompanhar  os cadernos dos estudantes. Neste nicho, Chico Lopes se fortaleceu a partir da implantação da lei estadual  13.706/05, de sua autoria, que  determina a meia passagem macrorregional em todo o estado do Ceará. Conforme explica o portal do candidato, todo aluno que mora em um município e estuda em outro, dentro da mesma macrorregião, tem direito a pagar meia passagem nos ônibus intermunicipais. O parlamentar também é atuante na área da educação, pela valorização dos professores e por melhor qualidade de ensino na rede pública.




Resultado de uma atuação voltada para interesses populares – educação, direitos do consumidor e saúde – Lopes acrescenta às suas bandeiras tradicionais a necessidade de se trabalhar pelo desenvolvimento do estado na Câmara. O maior trunfo do comunista, segundo a coordenação de sua campanha, é a empatia com o povo, herdada dos vinte anos de atuação pública. Para Neide, “o eleitor de Chico Lopes o conhece de perto justamente por conta de sua atuação junto à população. Por isso, esse eleitor está comprando uma briga por sua eleição para a Câmara. O seu crescimento entre os eleitores cearenses é a colheita de um sentimento que foi nutrido durante muitos anos de atuação pelo povo do Ceará”.





De São Paulo,
Priscila Lobregatte