Ibope/Piauí: Wellington vence no 1º turno com 50%

O Ibope divulgou hoje (12) a segunda rodada de pesquisas sobre a intenção de votos para o Governo do Piauí. Na primeira pesquisa realizada em agosto, o candidato à reeleição Wellington Dias (PT) tinha 46% das intenções de voto, agora subiu

A segunda pesquisa Ibope para o governo do Piauí aponta decisão ainda no primeiro turno. O levantamento, divulgado hoje pela TV Clube, mostra que o governador Wellington Dias (PT) seria reeleito com 50% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o senador Francisco de Assis de Moraes Souza (PMDB), o Mão Santa, com 26%. Em terceiro, ficou o candidato do PSDB, Firmino Filho, com 11%. Edna Nascimento (Psol) tem 3%. Os candidatos Francisco Macedo (PMN), Jonas Moura (PSDC) e major Avelar (PSL) e Lourdes Melo (PCO) aparecem com 1%. Entre os entrevistados, 2% disseram que votaram branco ou anularia o voto. Não sabem ou não quiseram opinar obteve 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O Ibope entrevistou 812 eleitores em 42 municípios entre 9 e 11 de setembro. O levantamento, encomendado pela TV Clube, foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o número 17036/2006.



De acordo com o Ibope, o governador Wellington Dias apresentou um crescimento de quatro pontos percentuais, pulando de 46% na pesquisa de agosto, para 50%. O senador Mão Santa registrou queda no último mês, passando de 33% na intenção de votos para 26%. O candidato Firmino Filho permaneceu estável. Na pesquisa, Edna Nascimento, que faz duros ataques ao governador petista, obteve um crescimento de dois pontos, passando de 1% para 3% na preferência eleitoral.



Segundo turno



Na simulação para o segundo turno, o candidato Wellington Dias também vence os dois principais adversários. Com o senador Mão Santa, Dias vence a eleição com 61% das intenções de votos contra 34% do candidato peemedebista. Em comparação com o candidato tucano Firmino Filho, o percentual se eleva e a vitória é garantida com 66% para Wellington Dias contra 27% para Firmino Filho.
 
 
Fonte: Redação Terra