Sindicalistas reafirmam apoio às candidaturas de Inácio e Cid

A  Coligação Ceará Vota Para Crescer, reuniu-se, nesta terça-feira (05) pela manhã, com cerca de 250 líderes sindicais, no Marina Park Hotel, numa plenária organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Além do candidato a governador, Cid Gom

''Tenho o maior prazer de representar o Inácio, não por ser sua companheira, mas por conhecer a sua história de vida, a sua trajetória política, o seu compromisso com as causas populares e com os trabalhadores''. Foi o que disse a médica e sindicalista Teresinha Braga Monte, na manhã desta terça-feira, durante a plenária sindical, que reuniu nos jardins do hotel Marina Park, mais de 200 representantes de sindicatos, associações e centrais sindicais apoiadores das candidaturas de Cid Governador e Inácio Senador.  Inácio não pôde comparecer por se encontrar em Brasília participando do esforço concentrado da Câmara dos Deputados, mas pediu para que Teresinha informasse à plenária que a Câmara aprovou várias medidas provisórias que beneficiam diretamente os trabalhadores brasileiros, como os dez planos de cargos, carreiras e salários.



Ao pedir voto para Inácio, Teresinha Braga fez questão de explicar aos sindicalistas presentes, o antagonismo das duas candidaturas ao Senado: ''a nossa, que tem compromisso com o povo, com os trabalhadores e a outra, que representa a elite e que aparece com uma imagem não pautada na realidade''. E convocou a todos a unirem-se em favor das candidaturas de Lula, Cid e Inácio, a se engajarem nesse grande projeto de mudança. ''Nós não podemos permitir a vitória de um candidato que será um atraso para o Senado Federal. Inácio no Senado é a demonstração de que nós trabalhadores e trabalhadoras seremos agentes dessa mudança''.



Segundo o presidente da Central no Ceará, Francisco de Assis Diniz, ''este é o encontro da virada, principalmente em relação ao nosso senador Inácio Arruda''. Segundo Francisco de Assis Diniz, não apenas a CUT do Ceará está engajada na eleição de Lula, Cid Gomes e Inácio Arruda, mas também a Força Sindical e a Central Geral dos Trabalhadores (CGT) que, juntas, somam, um milhão de trabalhadores filiados. Somente à CUT são filiados 247 sindicatos, que representam 750 mil trabalhadores. Os mais representativos em quantidade de filiados são os sindicatos dos trabalhadores rurais, comerciários, bancários, metalúrgicos e têxteis.


 


Compromissos



Durante a plenária, organizada pela Central Única dos Trabalhadores, o candidato ao Governo do Ceará, Cid Gomes, disse que as candidaturas da coligação ''Ceará vota para crescer'' têm forte identificação com o governo Lula que, neste segundo mandato, será marcado pelo crescimento econômico, distribuição de renda e educação. Depois, lembrando sempre que não se pode perder a serenidade, disse aos sindicalistas que nessa reta final de campanha os ataques iam se intensificar porque ''eles estão num momento de desespero e não têm pudor de criar fatos e problemas que prejudiquem as nossas candidaturas''.



Dizendo que se sentia honrado em ter a atenção dos sindicalistas, Cid aproveitou também para reforçar seu compromisso com a classe trabalhadora, destacando quatro pontos principais: a abertura de um canal de diálogo permanente com os sindicatos, centrais e associações: que os trabalhadores terão o comando da Secretaria Estadual do Trabalho; projeto de capacitação dos trabalhadores; e a criação de um programa de estágio remunerado para os jovens que vão entrar no mercado de trabalho.



Por fim, fez um apelo para que nesses últimos dias de campanha, o movimento sindical cearense fizesse um esforço redobrado para a eleição de Inácio Arruda. ''Dos três senadores que o Ceará tem hoje, dois são contra o governo Lula. Grande parte das dificuldades que o presidente Lula enfrentou foi por não contar com uma base firme, ideológica, principalmente no Senado Federal. A eleição de Inácio é importante não só pelos vínculos que ele tem com o nosso Estado, mas pela certeza de que ele vai ajudar o presidente Lula a aprovar projetos de interesse do povo mais carente e de interesse dos trabalhadores''.


 


De Fortaleza, Emília Augusta, com informações da Coligação Ceará Vota pra Crescer.