Mercadante diz que Serra está de “sapato alto”
O candidato do PT ao governo paulista, senador Aloizio Mercadante, manteve hoje o tom confiante em relação a sua capacidade de chegar ao segundo turno da eleição no Estado. Mercadante, que almoçou com representantes da Associação das Emissoras de Rádio
Publicado 04/09/2006 18:35
A declaração de Mercadante foi dada em resposta ao fato de Serra ter afirmado, no último fim de semana, que não tem “um rival” na corrida estadual, mas que existem vários candidatos que, para ele, têm “mais ou menos o mesmo status”. Mercadante disse ainda que continuará trabalhando sua campanha “com humildade” e voltou a cobrar Serra por não ter comparecido aos debates eleitorais realizados até agora pelos meios de comunicação. “Se ele realmente respeita todos os adversários deveria estar no debate discutindo, e não fugindo da discussão democrática”, afirmou o senador.
Durante o evento de hoje, o candidato petista aproveitou para criticar novamente o governo de São Paulo, dessa vez ao comentar o fato de a administração estadual ter optado por não indenizar os familiares de policiais mortos em ataques da facção criminosa PCC no Estado. “Como é que eles esperam que os homens enfrentem a violência que nós estamos assistindo, o crime organizado, se não tiver essa segurança da sociedade?”, indagou.
Mercadante sobe nas pesquisas
Pesquisas eleitorais por região demonstram o crescimento da candidatura de Aloizio Mercadante. Pesquisa publicada ontem (03.09) pelo Jornal A Tribuna de Santos, mostra que Mercante subiu 7.7 pontos percentuais desde a última sondagem, passando de 17.1% para 24.4% das intenções de voto.
Dados do Instituto IPAT (com cinco municípios da Baixada Santista – Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande) apontam José Serra (PSDB) com 35,4%; Mercadante (PT), com 24.6%, Quércia (PMDB), com 5,4%, Apolinário (PDT), com 0,8% e Plínio (PSOL), com 0,4%. Os indecisos somam 21,4% e Brancos e Nulos 10.3%.
A pesquisa ouviu 4.469 eleitores entre os dias 25 e 30 de agosto e foi registrada no TRE com o número 290/2006 e no TSE com o número 14.317/2006. A margem de erro é de 2.5 pontos percentuais.
Pesquisa Toledo&Associados/Diário do Grande ABC, realizada entre os dias 19 e 21 de agosto nas sete cidades da região (Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) mostra Serra (PSDB) com 39% contra 27,1% de Mercadante (PT). O tucano apresentou oscilação negativa de 5 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior – entre 29 de julho e 1º de agosto –, quando obteve 44%. Em contrapartida, o petista registrou crescimento no atual levantamento, ante os 24,5% da pesquisa anterior.
Em terceiro lugar, o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia (PMDB) também oscilou negativamente no atual quadro em relação ao levantamento anterior: no início do mês o peemedebista tinha 8,6% e agora aparece com 7,6%. O vereador de São Paulo Carlos Apolinário (PDT) tem 1,3%, contra 1,7% registrado há duas semanas. Os demais candidatos não alcançaram 1%.
Anda há um número considerável de indecisos e os que irão votar em branco ou anular: 22,8%. Maior do que a pesquisa anterior, quando 19% dos entrevistados ainda não haviam decidido em quem votar ou optaram pelo branco ou nulo.
A terceira pesquisa Toledo&Associados/Diário foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob nº 14.196/2006 e no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), nº 306.440/2006. Foram entrevistadas 1.007 pessoas e a margem de erro é 3,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Com agências