Lula promete avaliar dívida do RS
O presidente Lula classificou ontem o déficit operacional do Rio Grande do Sul como “fantástico”, afirmando que o problema é crônico e começou antes dos últimos governos. 'Nenhum estado consegue sobreviver adequadamente se o gasto com a folha de pagamento
Publicado 01/09/2006 16:18 | Editado 04/03/2020 17:12
Em entrevista concedida ao vivo no Palácio do Planalto ao programa 'Agora', da Rádio Guaíba, apresentado por Joabel Pereira, que estava acompanhado pelo repórter da emissora em Brasília, Fábio Marçal, Lula anunciou que o Ministério da Fazenda irá formar um grupo de trabalho para discutir com o Estado a saída para o peso da dívida, que consome 18% da receita estadual.
Lula acusou a oposição de obstruir a votação de projetos no Congresso para tentar enfraquecê-lo eleitoralmente. “Não me preocupo que falem mal de mim. O que me inquieta é saber que, por não gostarem de mim, prejudiquem os interesses do país”. Ao defender a necessidade da reforma política, o presidente disse que conversará com todos os partidos para viabilizar a votação do projeto. Como pontos prioritários, destacou o financiamento público de campanha, a fidelidade partidária e o fim da reeleição.
Sobre o setor primário, Lula prometeu fortalecer o seguro agrícola, ampliar medidas de proteção a produtores e definir saída para a questão das sementes transgênicas. Salientou que pretende discutir, após a eleição, uma nova política de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul. “Precisamos pensar quais os instrumentos possíveis para que o Rio Grande do Sul se desenvolva sem depender apenas da agricultura”, frisou.
CPOVO NET