Campanha de Lula usa internet para fiscalizar eleição


Curso por Web Conferência dá dicas sobre fiscalização da eleição para militantes em todo o Brasil

O Comitê Nacional A Força do Povo realizou na quarta-feira (30), a primeira aula do curso de Fiscalização em Eleições através de web conferência para dirigentes que coordenarão a fiscalização das eleições em todo o país.


 



Organizado pelo NAE – Núcleo de Apoio aos Estados, juntamente com a Assessoria Jurídica da Campanha, o treinamento aborda todas as etapas do processo de fiscalização, desde a geração de mídias e carga das urnas eletrônicas até o dia da eleição, incluindo o processo de totalização de votos. Participaram representantes dos 27 estados brasileiros, que serão responsáveis por multiplicar a formação em seus estados.


 



Gleber Naime, Coordenador do NAE, ressalta a importância da Fiscalização nessas eleições e informa que a Coligação está preparando seu exército de fiscais, que atuará em todos os níveis, já a partir de 11 de setembro, quando começará o carregamento das urnas eletrônicas, até a divulgação do resultado final.


 



“Não daremos trégua, vamos fazer a mais ampla fiscalização da eleição, em todas as fases, de forma organizada e coordenada” diz Naime. Sobre o curso via Internet, informa que “é uma experiência inovadora em campanhas eleitorais e, além de permitir maior participação de dirigentes e militantes, reduz significativamente os custos envolvidos. É um marco importante no processo de comunicação entre a instância nacional da campanha e sua base operacional e política”.


 



O curso segue até sexta-feira, sempre às 18 h, e as inscrições podem ser feitas junto às coordenações estaduais da Campanha Lula. A vantagem  é que o o participante não precisa sair de casa ou do escritório, bastando apenas ter acesso a um computador conectado à Internet em banda larga, pelo período de uma hora por dia, tempo de duração da web conferência.