Lula pede ’corpo e alma’ para Nilmário e Newton
Na quarta cidade que visitou como candidato à reeleição pelo PT, o presidente Lula buscou, ontem, em Varginha, no Sul do Estado, transferir seu prestígio e liderança nas pesquisas aos candidatos Nilmário Miranda (a governador) e Newton Cardoso (ao Sena
Publicado 23/08/2006 13:21 | Editado 04/03/2020 16:52
Lula e Nilmário estavam acompanhados pelo candidato a vice-presidente, José Alencar (PRB), pelo candidato ao Senado, Newton Cardoso (PMDB), e pelos ministros mineiros da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias; das Comunicações, Hélio Costa; e do Turismo, Walfrido Mares Guia.
«Estou aqui para apoiar Nilmário. Gente, faltam 40 e poucos dias para a eleição, podemos fazer uma coisa extraordinária aqui, em Minas. Vamos trabalhar de corpo e alma para eleger o governador deste Estado», disse Lula, que também pediu votos para o candidato ao Senado, Newton Cardoso. «Eleito senador, Newton Cardoso vai votar para aprovar os projetos que o Governo enviar para o Congresso Nacional e vai compor a bancada de sustentação de nosso Governo», disse Lula, destacando ainda os investimentos federais em Minas, como R$ 2 bilhões neste ano para atender a 6,7 milhões famílias. «Não gosto de deixar os adversários irritados falando mal deles. Gosto de deixá-los irritados falando de nós. O dinheiro do Governo federal tem sido utilizado em vários estados como se fossem deles, mas é da União», avisou ele. O candidato ao Senado, Newton Cardoso, comemorou a realização do comício e destacou o apoio recebido por Lula. «Ele pegou em minha mão e me apresentou como seu senador. Foi um comício maravilhoso», disse Newton.
O comício reuniu, segundo estimativa da PM, 7 mil pessoas, ou 8 mil, de acordo com a sua organização. Cerca de 60 prefeitos de vários partidos participaram do evento, que começou às 20 horas e durou duas horas. Nilmário procurou minimizar o baixo desempenho que vem tendo nas pesquisas eleitorais. Disse que a campanha está apenas começando e que isto é normal. O candidato acredita que sua performance vai melhorar com o decorrer da campanha. Ontem, Nilmário também esteve fazendo campanha em Itaguara, no Centro-Sul, e Três Corações, no Sul. Ele participou de carreata, encontrou-se com lideranças locais e fez corpo-a-corpo.
A primeira parada de Nilmário foi em Itaguara, cidade que fica na linha de influência da BR-381, estrada federal que liga Belo Horizonte ao Sul de Minas e a São Paulo (Rodovia Fernão Dias). Ele disse que depois da duplicação da Fernão Dias a sua prioridade é consolidar o potencial econômico da região «criando um corredor industrial de São Paulo a Belo Horizonte, potencializando a vocação econômica de cada município e estimulando o agronegócio e a agricultura familiar».
De acordo com Nilmário, todos os municípios que ficam na linha de influência da Fernão Dias têm um Plano Diretor, trabalho desenvolvido pelo próprio Estado, quando da duplicação da rodovia, que foi negligenciado. Conforme Nilmário, isso deveria ter sido feito logo após a duplicação, implementando as cadeias produtivas dos municípios. «O Sul de Minas tem um dos maiores potenciais de desenvolvimento no Estado, sobretudo agora que se completou a duplicação da BR-381», acentuou.
Nilmário destacou que o Sul de Minas tem escolas técnicas, boas universidades, operariado competente e boa estrutura urbana. «Aqui, assim como todas as cidades ao longo da 381, pode-se receber indústrias relacionadas com o que já se produz. Temos que incrementar a cadeia produtiva do ferro gusa e de outras industrias também», defendeu.
Fonte: Jornal Hoje em Dia