Declaração de Serra sobre migrantes esquenta debate político em SP

A declaração do candidato tucano José Serra de que o mau desempenhos dos alunos paulistas em exames do Ministério da Educação é causado pelos migrantes esquentou a campanha em São Paulo. A afirmação, feita em uma entrevista, virou alvo de críticas por par

A exploração da gafe de Serra foi tanta que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) chegou a conceder direito de resposta ao candidato tucano no site do candidato petista, que havia destacado a afirmação do adversário como um “ato discriminatório”. O juiz eleitoral Roberto Bellocchi concedeu liminar suspendendo a página de Mercadante na Internet, mas os advogados do senador recorreram e a decisão ficou restrita à retirada da reportagem do site.


 



O TRE considerou que “não houve alusão a termos que poderiam levar a alguma colocação discriminatória” na declaração de Serra. Mais tarde, o juiz James Siano suspendeu a veiculação do direito de resposta concedido a Serra, até a decisão final do processo.


 



O candidato tucano disse que se sentiu ofendido e classificou as afirmações de Mercadante como mentira e infâmia. Nesta quinta-feira, em Cotia, na Grande São Paulo, ele afirmou que “o PT é o partido da baixaria”. Perguntado se não temia que a campanha passasse para o baixo nível, Serra disse:
– Não temo, absolutamente. No que depender do PT vai ser sempre baixo nível. Eles são o partido da baixaria – afirmou Serra.


 



No programa eleitoral gratuito desta quinta-feira, o Partido dos Trabalhadores utilizou parte da entrevista que Serra concedeu ao jornal SPTV, da TV Globo, para criticar a posição do tucano e tentar atrair votos de migrantes, principalmente nordestino, para o candidato petista.


 



– Serra culpa os migrantes pelas péssimas condições da educação em São Paulo. Você sabe que mais da metade dos migrantes são nordestinos. É um preconceito inaceitável. Querem esconder a responsabilidade dele e do PSDB pelo descaso com o ensino – disse o candidato à deputado federal petista, Paulo Teixeira.


 



Na entrevista, nesta quarta, Serra disse que 'diferentemente dos estados do Sul, São Paulo tem muita migração e este é um problema', ao ser indagado sobre o péssimo resultado dos estudantes paulistas no SAEB. Na tarde desta quinta, o candidato tentou amenizar o que dissera afirmando que São Paulo é um estado muito mais dinâmico em relação à migração, o que ampliou muito as exigências do ensino.


 


Fonte: Globo Online