Sem Lula, Band leva ao ar hoje 1º debate de presidenciáveis
Vai ao ar nesta segunda-feir (14), às 22 horas, o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, promovido pela TV Bandeirantes. Devem participar Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), Cristovam Buarque (PDT), Luciano Bivar (PSL)
Publicado 14/08/2006 14:22
“Não vou participar do debate. Falei com Jonny Saad (dono da Bandeirantes) e disse a ele que sou presidente e candidato. E é preciso preservar a instituição da Presidência e isso está acima de ser candidato”, alegou Lula, neste fim de semana, em campanha no Nordeste. A justificativa, ligada à instituição da Presidência, indica que ele também não participará dos próximos debates.
Será a primeira vez, nas cinco campanhas presidenciais em que participou, que Lula não comparecerá a um debate pela TV. Das outras vezes ele participou sempre, mesmo quando, em 2002, aparecia como favorito nas pesquisas.
A discussão será dividida em cinco blocos. No primeiro os candidatos responderão a perguntas da emissora; no segundo e terceiro os candidatos farão perguntas entre si; no quarto os jornalistas José Paulo de Andrade, Franklin Martins e Joelmir Beting fazem indagações aos presidenciáveis; o último bloco está reservado para as mensagens finais dos candidatos.
Os jornalistas escalados são jornalistas Franklin Martins, José Paulo de Andrade e Joelmir Beting. O debate será mediado por Ricardo Boechat, da Bandeirantes. Além da transmissão pela Bandeirantes, o debate de hoje também será exibido pela Bandnews e pelas rádios Bandeirantes e pela Bandnews FM (96,9).
Principal adversário de Lula, o conservador Geraldo Alckmin disse esperar da direção da Bandeirantes que a ausência de Lula hoje seja marcada por uma cadeira vazia. O ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, correligionário de Alckmin, porém, não participou de debates das duas vezes em que se candidatou à Presidência, em 1994 e 1998.
Com agências