José Dirceu estréia blog no iG nesta segunda (7)
O ex-ministro José Dirceu estréia, na segunda-feira (7), um blog no portal iG com a intenção de discutir a política de desenvolvimento do País. Dirceu vai postar comentários diários e publicar artigos de convidados e entrevistas com personalidades.
Publicado 05/08/2006 19:36
“Meu objetivo, ao criar este blog, é abrir um espaço democrático de discussão sobre o projeto nacional em desenvolvimento e sobre o futuro do País. É também uma tribuna para se fazer luta política. Por isso, além dos comentários diários, meus e de colaboradores, o blog publicará artigos de convidados, pessoas que são referência em suas áreas de atuação.”
A cada 15 dias, o “Blog do Zé Dirceu” vai apresentar entrevistas com personalidades, economistas e sociólogos. A estréia será com o economista e professor Luiz Gonzaga Belluzzo, presidente institucional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
Além de Dirceu, outros blogs sobre política estrearam esta semana no portal. Entre eles, os dos jornalistas Tão Gomes Pinto e Etevaldo Dias.
Biografia
José Dirceu de Oliveira e Silva é advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do movimento estudantil, foi preso pela ditadura militar em 1968. Teve a nacionalidade cassada e teve de deixar o País. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (1980), do movimento pela anistia a processados e condenados por atuação política e também da coordenação da campanha pelas eleições diretas para presidente (1984).
Em São Paulo, foi eleito deputado estadual, em 1986, e deputado federal, em 1990, 1998 e 2002. Na Câmara dos Deputados, assinou, com Eduardo Suplicy, requerimento propondo a CPI do PC, que levou ao impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.
Em 1994, foi candidato ao governo paulista. No ano seguinte, assumiu a presidência do PT, tendo ocupado o cargo até 2002, quando se licenciou. Integrante da coordenação das campanhas Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência em 1989, 1994 e 1998, foi o coordenador-geral em 2002. Com a vitória de Lula em 2002, assumiu a função de coordenador político da equipe de transição.
Em janeiro de 2003, José Dirceu foi nomeado ministro da Casa Civil permanecendo no cargo até junho de 2005. Ele pediu demissão e retornou à Câmara dos Deputados para fazer a defesa de seu mandato, cassado em dezembro do mesmo ano. Dirceu foi acusado, sem provas, de chefiar o esquema do mensalão. Este ano, foi citado em denúncia da Procuradoria Geral da República, da qual está se defendo no Supremo Tribunal Federal.
Fonte: IG