Nicarágua: Sandinista lidera pesquisa presidencial

O candidato a presidente da Nicarágua Daniel Ortega, da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), continua na liderança das pesquisas em seu país. Apesar disso, ele não apresenta uma quantidade de votos suficiente para ganhar as eleições no primeir

A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (4/8) pela empresa costarriquense Borges y Associados. Segundo os dados levantados, Ortega obteria 31,4% dos votos caso as eleições fossem hoje.



A Constituição atual da Nicarágua estabelece que para eleger-se presidente no primeiro turno, qualquer candidato precisa somar ao menos 35% dos votos em todo país, além de 5% de vantagem sobre o segundo colocado.



Na segunda colocação, aparece o candidato da Aliança Liberal Nicaragüense, Eduardo Montealegre, com 29,1% dos votos. Na terceira posição, surge o ex-líder das intenções de voto no país, José Rizo, do Partido Liberal Constitucionalista, com 15,7%.



Em quarto lugar, quase empatado com Rizo, está Edmundo Jarquín, do Movimento Renovador Sandinista, que a princípios de julho substituiu o falecido Herty Lewites na corrida presidencial, com 15,2%. Ainda há 7,6% de indecisos no país segundo a pesquisa.



Segundo turno



Apesar da boa vantagem de Ortega, num eventual segundo turno o quadro se inverte na Nicarágua, de acordo com o levantamento realizado.



Quase 44% dos eleitores dizem preferir Montealegre, político de vertente conservadora, enquanto 33% optam por Ortega. Trocando em miúdos: num possível segundo turno, a direita do país se une contra o candidato sandinista.



A pesquisa da Borges y Associados tem uma margem de erro de 3,2% para mais ou para menos. As eleições presidenciais na Nicarágua estão marcadas para o dia 5 de novembro.