Lula fechará primeiro dia de campanha na TV e no rádio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa a reeleição, foi sorteado na noite desta terça-feira (1º/8) para ser o penúltimo a veicular sua propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, mas como a candidata sorteada para ser










O primeiro dia de programa no primeiro turno das eleições será daqui a duas semanas, no dia 15 de agosto —o último dia será 28 de setembro. O sorteio foi realizado pelos ministros que compõem o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Pela legislação eleitoral, a propaganda do partido ou coligação veiculada por último no primeiro dia será a primeira a ir ao ar no dia seguinte, e assim sucessivamente. A propaganda será veiculada na TV às terças, quintas e sábados, em dois blocos de 25 minutos cada um (das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55). No rádio, vai ao ar às terças, quintas e sábados, em dois blocos de 25 minutos cada um (das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25).

Veja como ficou a ordem dos candidatos no primeiro dia:

1º — Heloisa Helena (PSOL)
2º — José Maria Eymael (PSDC)
3º — Geraldo Alckmin (PSDB)
4º — Rui da Costa Pimenta (PCO)
5º — Cristóvan Buarque (PDT)
6º — Luciano Bivar (PSL)
7º — Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
8º — Ana Maria Rangel (PRP)

Tempo



No dia 13 de julho, em reunião realizada com os partidos que registraram candidatos, o ministro do TSE Gerardo Grossi apresentou sugestão sobre o plano de mídia da propaganda. A sugestão atende ao disposto na Lei Eleitoral, que determina que um terço do tempo seja dividido de maneira igual entre todos os candidatos. Os outros dois terços são divididos entre os partidos que têm representantes na Câmara dos Deputados, proporcionalmente ao número de representantes. O plano de mídia ainda precisa ser aprovado pelo plenário do TSE.

De acordo com a sugestão do TSE, a coligação “Por um Brasil Decente”, que tem por candidato Geraldo Alckmin, tem o tempo total de 10 minutos e 22 segundos por dia, relativo ao bloco de 25 minutos. A coligação “A Força do Povo”, que tem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à reeleição, terá 7 minutos e 21 segundos diários em cada bloco.

Candidato pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Cristóvam Buarque terá 2 mintuos e 23 segundos por bloco. A senadora Heloísa Helena, candidata pela coligação “Frente de Esquerda”, terá direito a 1 minuto e 11 segundos por bloco.

Os candidatos Luciano Bivar e José Maria Eymael terão tempos iguais: 1 minuto e 15 segundos por bloco. E o candidato Rui Costa Pimenta terá 1 minuto e 11 segundos por bloco.


 


Fonte: