Para dirigente comunista, aliança em MG mostra amadurecimento e coesão
Em entrevista ao Partido Vivo, José Vieira Zito, vice-presidente e secretário de organização do PCdoB/MG, afirmou que Aécio Neves, governador mineiro que busca a reeleição, “não foi capaz de manter o PMDB como aliado”. Para ele, a aliança de centro-esquer
Publicado 24/07/2006 20:15
Por João Paulo, de Belo Horizonte,
com colaboração de Priscila Lobregatte
O cenário mineiro para as eleições de 2006 pode parecer definido, mas não está. Segundo Ricardo Guedes, dono do instituto Sensus, o governador Aécio Neves (PSDB), que busca a reeleição, vai perder pontos durante a campanha. Isso porque Nilmário Miranda, candidato da coligação A Força do Povo, formada por PT, PCdoB, PMDB e PRB, tem alto potencial de crescimento devido ao seu bom desempenho nas eleições de 2002 e ao apoio que tem do presidente Lula, líder no estado para a disputa presidencial. Ele também ressaltou que o clima de “já ganhou” pode contribuir para esfriar a campanha tucana.
Hoje, Aécio Neves aparece com 73% dos votos contra 6% de Nilmário Miranda. No entanto, a pesquisa foi feita apenas um mês depois de anunciada a aliança com o PMDB. A tendência é que o petista cresça à medida que a campanha tome as ruas e os meios de comunicação, já que o PMDB é uma legenda forte também no estado. Tão forte que o PSDB fez de tudo para atrair o partido para seu campo.
Em entrevista ao Partido Vivo, José Vieira Zito, vice-presidente e secretário de organização do PCdoB/MG afirmou que Aécio “não foi capaz de manter o PMDB como aliado”. Para ele, a aliança de centro-esquerda é estratégica e “mostra amadurecimento e coesão das forças políticas do estado em busca do interesse do povo mineiro. Esta é a questão de fundo que mais incomoda o governador Aécio na busca pela reeleição”. Na entrevista, Zito fala sobre a coligação e aponta as diretivas do partido no estado. Lá, o PCdoB terá uma candidata à Câmara – a atual deputada estadual Jô Moraes – e 42 nomes concorrendo à Assembléia Legislativa mineira. Veja abaixo a íntegra da entrevista e conheça os candidatos do PCdoB.
Partido Vivo: Quais as diretivas tornaram possível a aliança dos partidos de esquerda com o PMDB em Minas?
Zito: O que orientou essa aliança, que eu chamo de uma aliança histórica em Minas, são os interesses nacionais. Mantendo o projeto do governo Lula, avançando na construção de uma grande nação, buscamos forças capazes de realizar as mudanças necessárias de que o povo necessita. Para isso, é decisiva a valorização do trabalho, gerando e distribuindo renda para enfrentar a desigualdade social e a concentração de renda. De modo que são esses pilares que orientam a construção de uma nação soberana que possa ter crescimento, mas, sobretudo desenvolvimento social e econômico.
Partido Vivo: Como essa aliança de centro-esquerda altera o cenário na disputa pelo governo do estado?
Zito: Considero que essa foi a primeira derrota do Governador Aécio Neves, que tem como marca principal sua facilidade de articulação política. Ele não foi capaz de manter o PMDB como aliado. Ofereceu tudo, fez grande pressão, reuniu todas suas forças para tentar atrair o PMDB para sua plataforma, mas não conseguiu. Isso já influi agora de maneira decisiva, revelando o compromisso do PMDB com o PT, PCdoB e demais aliados em estabelecer pela primeira vez no estado um projeto de poder de centro-esquerda. Essa aliança estratégica mostra amadurecimento e coesão das forças políticas do estado em busca do interesse do povo mineiro. Esta é a questão de fundo que mais incomoda o governador Aécio na busca pela reeleição.
Partido Vivo: E como essa aliança formal do PMDB com PT e PCdoB em Minas atua no cenário nacional?
Zito: Esse novo desenho configura uma nova situação política no estado. Minas Gerais se tornou o maior palanque do Presidente Lula no Brasil. O PMDB mineiro está com Lula. Essa conquista é uma marca histórica. Se você comparar a situação de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraná, para citar quatro exemplos, onde o PMDB tem outras coligações, o nosso estado sem dúvida se torna é a maior base eleitoral do Lula no país.
Partido Vivo: Quais são as prioridades do partido em Minas?
Zito: A primeira prioridade é eleger Nilmário Miranda Governador do Estado de Minas Gerais. Derrotar esse projeto tecnocrata, neoliberal, insensível socialmente, opressor da liberdade de imprensa imposto pelo atual governador, que mancha os valores e a tradição da política mineira. Recuperar o nosso mandato federal é uma questão de honradez comunista. Não podemos de forma nenhuma abdicar dessa representação em Brasília. E o nome é o da camarada Jô Moraes, que encarna perfeitamente nossa bandeira representativa. Outra diretiva é lutar para manter e ampliar uma bancada na Assembléia Legislativa mineira. Para isso temos uma chapa própria, com 40 candidatos em campanha. O partido necessita politicamente, ideologicamente, partidariamente dessa representação e não podemos abrir mão de nosso espaço na Assembléia Legislativa.
Partido Vivo: Qual é o papel da militância dentro desse contexto?
Zito: A militância é nosso grande diferencial. A militância está extremamente entusiasmada e entra com força na luta. Seu papel é fundamental na busca do voto. Ela sempre teve com o partido, e vai fazer a diferença nessa batalha. Não vai ter uma rua, uma praça, uma sala de aula, uma fábrica que a militância não vá entrar buscando eleger nossos candidatos.
Partido Vivo: Como o partido evoluiu nesses últimos anos em Minas?
Zito: Há quatro anos o nosso partido tinha pouco mais de 110 diretórios, 8 mil filiados, 2000 militantes. Este ano estamos bem acima dos patamares de 2002: temos 15 mil filiados, sendo 4 mil militantes ativos e 180 diretórios distribuídos em todas as regiões do estado. Saltamos de pouco mais de 11 para 24 vereadores. De 40 mil para 101 mil votos para vereador em 2004. Não tínhamos deputado estadual e hoje temos uma deputada com o mandato realizado e com grande projeção. O PCdoB através da UJS é força hegemônica do movimento estudantil no estado, dirigindo os principais DCE’s e DA’s. No movimento sindical, estivemos à frente da central na presidência onde a avaliação do mandato foi positiva. Consolidamos a influência da Corrente Sindical Classista, sendo que no último congresso da CUT/MG, ampliamos a nossa participação com a presença de 30% dos delegados. Nos movimentos populares, temos uma presença destacada em todo o estado. O maior desafio do partido agora é converter a nossa influência política em conquista eleitoral, em voto. Por isso, nossa militância é nosso diferencial, nosso exército que vai fazer diferença nesse percurso até o dia das eleições.
Veja a seguir quem são os candidatos do PCdoB:
Candidata à deputada federal
Nome: Jô Moraes – Belo Horizonte – nº 6565
Idade: 59
Onde atua: Eleita vereadora da cidade de Belo Horizonte por duas vezes (1996 e 2000), atuou na Comissão de Saúde e na Comissão de Direitos Humanos. Eleita deputada estadual em 2002, é vice-líder do Bloco PT/PCdoB, integra a Comissão de Administração Pública e reeleita vice-presidente do conselho fiscal da União de Parlamentares do Mercosul (UPM).
Função no PCdoB: presidente do Comitê Estadual
Quando ingressou no partido: 1972
Candidatos a deputado estadual
Nome: Dr. Aristeu Soares – Águas Formosas – nº 65650
Idade: 61
Profissão: advogado
Onde atua: representante dos advogados na OAB de Águas Formosas, vereador de 77 a 82
Função no PCdoB: organizador na região de Mucuri e Jequitinhonha
Quando ingressou no partido: 1996
Nome: Arnaldo Celestino – Itaúna – nº 65500
Idade: 47
Profissão: enfermeiro e estudante de odontologia
Onde atua: na luta pela reforma universitária e na defesa dos moradores de zonas rurais
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Nome: Benito Laporte – Conselheiro Lafaiete – nº 65999
Idade: 53
Profissão: médico
Onde atua: vereador em seu terceiro mandato, sendo presidente da Câmara Municipal por duas vezes. Membro do Conselho municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2005
Nome: Bruno Burgarelli – Belo Horizonte – nº 65100
Idade: 31
Profissão: advogado e professor universitário
Onde atua: diretor licenciado do sindicato dos professores de Belo Horizonte; foi coordenador do Procon da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Procurador Geral da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Função no PCdoB: membro do comitê estadual e municipal de Belo Horizonte
Nome: Carlos Almeida – Araguari – nº 65010
Idade: 51
Profissão: servidor público aposentado
Onde atua: participou da formação de movimentos sindicais no interior de São Paulo
Função no PCdoB: membro do comitê municipal do PCdoB
Quando ingressou no partido: 1975
Nome: Carlos Magno Moura Soares (Carlin) – Contagem – nº 65123
Idade: 38
Profissão: Advogado trabalhista e vereador do partido em Contagem
Onde atua: militante da causa social dos menos favorecidos, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da juventude.
Função no PCdoB: Presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Contagem
Nome: Charlston Moraes – Coronel Fabriciano – nº 65660
Idade: 34
Profissão: Estudante de História
Onde atua: na militância pela juventude e no movimento estudante
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Nome: Clédio Matos – Governador Valadares – nº 65433
Idade: 54
Profissão: Professor
Onde atua: é diretor do sindicato dos professores de Governador Valadares, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e membro da Corrente Sindical Classista
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Nome: Evaristo Cobrinha – Recreio – nº 65333
Idade: 46
Profissão: representante comercial
Onde atua: foi vereador de 1988 a 1992
Função no PCdoB: membro do comitê municipal em Recreio
Nome: Daniel Vicentino – Frutal – nº 65555
Idade: 26
Profissão: auxiliar de laticínio
Onde atua: Presidente do Conselho Particular da Sociedade São Vicente de Paulo em Frutal;
Função no PCdoB: secretário de organização – Frutal/MG
Nome: Donizetti Andrade – Santa Rita do Sapucaí – nº 65700
Idade: 50
Profissão: professor e advogado
Onde atua: já foi integrante da assessoria jurídica da prefeitura de Santa Rita do Sapucaí, do sindicato dos servidores públicos e é membro de associações de moradores
Nome: Diogo Pulião – Nova Lima – nº 65613
Idade: 27
Profissão: Professor de história
Onde atua: vereador do partido em Nova Lima
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Nome: Edílson da Natrium – Itabira – nº 65579
Idade: 44
Profissão: Farmacêutico
Onde atua: Presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos de Minas e vice-presidente da Associação Comercial e Agroindustrial de Itabira
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Nome: Professor Fábio Silveira – Alfenas – nº 65200
Idade: 44
Profissão: Diretor de escola pública
Onde atua: membro da Associação de Defesa da Criança pela Cidadania em Alfenas
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Nome: Geraldo Pimenta – Betim – nº 65065
Idade: 50
Profissão: Médico
Onde atua: vereador reeleito do partido em Betim (2000 e 2004)
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 1979
Nome: Gisele Sampaio – Varginha – nº 65665
Idade: 27
Profissão: auxiliar de educação infantil e educação de crianças com necessidades especiais
Onde atua: representante do Diretório Acadêmico do curso de direito da faculdade FACECA
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Nome: Gilson Ricardo – Além Paraíba – nº 65654
Idade: 38
Profissão: empresário
Onde atua: vereador do partido em Além Paraíba
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Nome: Hassib Halibck – Belo Horizonte – nº 65633
Idade: 36
Profissão: consultor
Onde atua: é líder comunitário da região noroeste de Belo Horizonte
Nome: José Antônio Lacerda (Jota da CUT) – Ibirité – nº 65669
Idade: 53
Profissão: operário gráfico
Onde atua: foi Diretor do Sindicato dos Gráficos e da Federação Nacional dos Gráficos, foi presidente da CUT entre 2003 e 2006. Atualmente é coordenador da Corrente Sindical Classista
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 1979
Nome: Dr. José Luiz – Guanhães – nº 65000
Idade: 69
Profissão: médico
Onde atua: foi prefeito da cidade de Guanhães entre 2000 e 2004; participa na área de saúde
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2002
Nome: José Xavier Filho – Ouro Preto – nº 65130
Idade: 38
Profissão: funcionário público
Onde atua: já foi coordenador geral do sindicato do CEFET por dois mandatos, presidente da Sociedade Operária Beneficente São José, em Ouro Preto
Função no PCdoB: presidente do diretório municipal do PCdoB de Ouro preto
Quando ingressou no partido: 1986
Nome: Lipa Xavier – Montes Claros – nº 65611
Idade: 49
Profissão: Bancário
Onde atua: vereador em seu quarto mandato
Função no PCdoB: vice-presidente do comitê municipal e membro do comitê estadual
Quando ingressou no partido: 1984
Nome: Luciano Uca – Teófilo Otoni – nº 65001
Idade: 29
Profissão: eletricista
Onde atua: é líder comunitário
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2004
Nome: Marco Antônio da Cruz (Marquinho) – São José da Lapa – nº 65623
Idade: 38
Profissão: programador de transportes
Onde atua: movimento popular
Função no PCdoB: vereador em seu segundo mandato
Quando ingressou no partido: 2005
Nome: Maria José Mendes (Kinha Cabeleira) – Pitangui – nº 65789
Idade: 42
Profissão: trabalha no setor de estética e beleza
Onde atua: movimento popular
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Nome: Professor Manoel Ribeiro – Itajubá – nº 65800
Idade: 55
Profissão: professor universitário
Onde atua: ajudou a fundar diversas associações que defendem o direito dos professores e demais trabalhadores da educação e participa de movimentos comunitários
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 1978
Nome: Milton Tororó – Ribeirão das Neves – nº 65013
Idade: 49
Profissão: operário da construção civil
Onde atua: vice-presidente da associação de moradores do bairro Sevilha
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2002
Nome: Narcísio Naza –Lagoa da Prata – nº 65125
Idade: 38
Onde atua: Exerce o seu segundo mandato como vereador, preside a Câmara Municipal de Lagoa da Prata
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2002
Nome: Osvaldo Soares (Osvaldo Jacaré) – Itaú de Minas – nº 65615
Idade: 45
Profissão: empresário
Onde atua: foi candidato a prefeito
Nome: Paulo Augusto dos Santos (Paulão) – Belo Horizonte – nº 65612
Idade: 59
Profissão: motorista profissional
Onde atua: vereador pelo 3º mandato e nos movimentos populares
Função no PCdoB: vice-presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Belo Horizonte
Quando ingressou no partido: 1978
Nome: Paulo Basso – Poços de Caldas – nº 65365
Idade: 27
Profissão: artesão
Onde atua: movimentos populares
Nome: Dr. Reginaldo – Formiga – nº 65322
Idade: 44
Profissão: médico
Onde atua: Presidente da Associação Médica Regional
Função no PCdoB: presidente do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2005
Nome: Ronaldo Felício (Pica-Pau) – Congonhas – nº 65444
Idade: 44
Profissão:
Onde atua: foi o candidato a vereador mais votado em congonhas
Quando ingressou no Partido:
Nome: Roney de Melo – Buritizeiro – nº 65600
Idade: 50
Profissão: representante comercial
Onde atua: movimentos populares
Função no PCdoB: Fundador do partido na cidade de Buritizeiro
Quando ingressou no partido: 1980
Nome: Sargento Rosilene – Belo Horizonte – nº 65190
Idade: 38
Profissão: Sargento da Polícia Militar de Belo Horizonte
Onde atua: na valorização dos militares e defesa dos direitos da mulher na corporação militar
Quando ingressou no partido: 2005
Nome: Sebastião Alberto (Tiãozinho da Rádio) – Iturama – nº 65411
Idade: 55
Profissão: diretor comercial, empresário e locutor
Onde atua: já foi vereador e presidente da câmara municipal de Iturama
Função no PCdoB: membro do comitê municipal
Quando ingressou no partido: 2005
Nome: Thiago Bezerra – Manhuaçu – nº 65111
Idade: 21
Profissão: estudante
Onde atua: movimentos populares
Nome: Valdirene Dias – Itinga – nº 65432
Idade: 39
Profissão: Professora
Onde atua: já foi vereadora e hoje é vice-presidente da Associação das Mulheres Organizadas do Vale do Jequitinhonha
Função no PCdoB: Presidente do Comitê Municipal
Quando ingressou no partido: 2000
Nome: Vanderlei da Cemig – Três Corações – nº 65678
Idade: 33
Profissão: Técnico em eletrônica e segurança do trabalho
Onde atua: foi vice-presidente por dois mandatos da Pastoral da Juventude Tricordiana e atualmente é membro suplente do Conselho Deliberativo da FORLUZ
Função no PCdoB: Presidente do PCdoB em Três Corações
Quando ingressou no partido: 2005
Nome: Wadson Ribeiro – Juiz de Fora – nº 65130
Idade: 29
Profissão: Estudante de Medicina
Onde atua: foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1999 e da União da Juventude Socialista (UJS) em 2001. Hoje é membro-fundador do Conselho Nacional da Juventude
Função no PCdoB: Membro do Comitê Central
Quando ingressou no partido: 1992