Lula lidera no CE com 60,8% das intenções de votos, diz pesquisa

Se dependesse dos eleitores cearenses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito com folga no primeiro turno. Lula vence o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, por 60,8% a 16,1%, de acordo com pesquisa do instituto UltraData,

Se dependesse dos eleitores cearenses, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria reeleito com folga no primeiro turno. Lula vence o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, por 60,8% a 16,1%, de acordo com pesquisa do instituto UltraData, divulgada pelo jornal “O Povo”.


 


Na seqüência, aparecem os candidatos Heloísa Helena (PSOL), com 6,4% das intenções de voto dos eleitores do Estado, Cristovam Buarque (PDT), com 0,3%, José Maria Eymael (PSDC), com 0,2%, e Rui Costa Pimenta (PCO), com 0,1%. Luciano Bivar, do PSL não chegou a pontuar. Eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto são 7%. Indecisos são 9% do total.


 


O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o protocolo número 10699/2006. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.208 pessoas em 30 cidades cearenses, entre os dias 6 e 8 de julho.


 


O instituto também divulgou os números da pesquisa espontânea, na qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores. Lula também lidera por larga margem, com 47,4% da preferência dos cearenses.


 


Alckmin ficou com 9,9%, Heloísa Helena, com 3,8% e Eymael, com 0,2%. Cristovam Buarque e Rui Costa Pimenta ficaram com 0,1% cada. Luciano Bivar também não pontuou na pesquisa espontânea; 32,9% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar ou não responderam.


 


Influência


 


A pesquisa também apurou que o presidente Lula é o político que mais influencia o voto do eleitor do Ceará: 26,7% dos entrevistados disseram que o presidente é quem mais influencia seu voto para governador do Estado. Logo atrás, em situação de empate técnico, aparece o ex-ministro da Integração Nacional Ciro Gomes (PSB), candidato a vaga na Câmara, com 23,9% das menções.


 


O senador e presidente do PSDB, Tasso Jereissati ficou com 19,3%. O PSDB governa o Ceará desde 1990 (Tasso foi governador entre 1995 e 2002).


 


Em 2002, Lula venceu a eleição presidencial no Estado nos dois turnos. O presidente obteve 71,8% dos votos válidos no segundo turno no Ceará.