Sem categoria

Lançada em versão eletrônica o livro A Política de Estruturação do PCdoB

Secretaria nacional de Organização disponibiliza, no Partido Vivo (www.pcdob.org.br), versão digital de publicação onde estão os principais documentos elaborados pelo PCdoB sobre a estruturaç

“Nos marcos da nova situação política criada no país com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, aproveitamos bem o impulso de crescimento, mais que dobrando nossos efetivos”. Dessa forma, Walter Sorrentino, secretário de Organização do PCdoB, inicia a apresentação do livro A política de estruturação do PCdoB, justificando a importância que seus documentos têm para a compreensão e construção contínua do PCdoB.

A publicação, que o partido acaba de lançar em edição eletrônica disponível no Partido Vivo a partir de hoje, visa oferecer aos militantes e dirigentes comunistas subsídios para a atuação em áreas estratégicas, contribuindo para o fortalecimento e ampliação do PCdoB e, ao mesmo tempo, para a construção das bases para o socialismo. Conforme ressalta a apresentação do livro, o conjunto de textos traça uma linha política de estruturação partidária que, tanto quanto a tática política, “precisa ser inteiramente apropriada pelos quadros dirigentes e estratos militantes”.

“A iniciativa da Comissão Nacional de Organização,  de democratizar esse acervo em versão eletrônica,  é de grande valia para o trabalho concreto dos quadros e militantes que, no cotidiano da luta política e social, estão a edificar um partido comunista à altura dos desafios de nosso tempo”, diz Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação e Propaganda. Ele completa explicando que, para ser vitoriosa, a luta pelo socialismo “deve ser enfrentada à luz da sistematização da prática empreendida e das inerentes reflexões teóricas e políticas realizadas”.

Entre os pontos ressaltados na publicação está o trabalho do PCdoB voltado para compreender e aprofundar sua atuação junto à classe operária. Para João Batista Lemos, secretário sindical do PCdoB, “o partido deu grandes avanços na sistematização do trabalho de estruturação entre o proletariado e buscou conhecer melhor o perfil do trabalhador brasileiro, seus setores estratégicos e as formas de organização”. Segundo Batista, essa nova concepção sobre a massa trabalhadora exposta na publicação  “tem um papel estratégico na disputa da construção de uma nova hegemonia no movimento sindical brasileiro”.

A publicação é composta pelo novo estatuto do PCdoB – aprovado durante o 11º Congresso do partido, em outubro de 2005 – ; Regimento interno; Norma complementar de finanças ao estatuto; Partido Comunista renovado (extraído da resolução política aprovada no 11º Congresso); resoluções do 1º e 2º Encontro Nacional sobre Questões de Partido, Atuação do PCdoB nos movimentos sociais na atualidade; Encontro Nacional de Partido e Juventude;  Sobre o relacionamento da UJS e a organização dos jovens comunistas, A presença dos comunistas brasileiros no governo central da República, Sobre a participação dos filiados do PCdoB nas administrações públicas, Um novo ciclo de acumulação estratégica para o PCdoB (extraído da resolução da 9ª Conferência) e, fechando a publicação, o texto O conhecimento da estruturação partidária e de seus quadros. 

Ao sinalizar para a necessidade de se aprofundar os conhecimentos de lideranças e militantes comunistas sobre a estrutura do PCdoB, Sorrentino destaca, ainda na abertura do livro, que “a aplicação dos preceitos destes documentos é a baliza para um PCdoB ainda mais forte e temperado para a luta, extenso em militância, com sólida estrutura de quadros que assegurem o papel estratégico do partido, com forte ação e bases de massas”.

De São Paulo,

Priscila Lobregatte