DCE UFRJ: a unidade venceu os divisionistas do Conlute

Com uma diferença de 789 votos, a chapa 1 venceu a eleição do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ. A contagem terminou na manhã do dia 9 e consagrou a vitória da unidade dos universitários que repudiaram aqueles que preten

A chapa 1 (UJS, DS, MR-8, PSB e independentes) recebeu 3.414 votos. A chapa 2 (PSTU e OMP), que dirigiam a entidade desde 2004, obteve 2.625. A terceira (PDT e PPS) ficou com 181 votos. A quarta (PSOL, PCB e PCR) teve 1.588 votos.

O total de votos foi de 8.021, a maior votação já registrada para uma eleição de DCE na UFRJ. Os estudantes também decidiram a forma de compor a nova direção da entidade. Por 3.316 votos contra 3.259, o DCE será formado exclusivamente pela chapa vencedora e não proporcionalmente, como era até então.

Segundo a camarada Flávia Cale, estudante de História e integrante da chapa 1, “essa foi a vitória da unidade, contra aqueles que queriam criar uma entidade paralela para dividir o movimento estudantil. A chapa 2 não apresentou propostas. Eles não debateram a Reforma Universitária com os estudantes, por exemplo. Nós fizemos e mostramos o projeto. Tivemos também o debate sobre a assistência estudantil e a segurança no campus. Com isso, abordamos os principais problemas dos estudantes”.